Algumas cidades brasileiras já contam com sistema de coleta seletiva de lixo, mas grande parte ainda está longe dessa realidade.
Para contornar essa situação, muita gente separa o lixo para que catadores possam levar para cooperativas, onde o material é triado e encaminhado às empresas de reciclagem. Só que nem sempre é fácil encontrar onde estão os pontos de recebimento de lixo.
Por isso nasceu o site Rota da Reciclagem, que aponta cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércios ligados à cadeia de reciclagem.
O projeto foi encampado pela Tetra Pak, com a tecnologia do Google Maps. No site, basta o internauta digitar o endereço para receber os locais mais próximos que recebam material reciclável.
Até o momento são mais de 2.300 pontos cadastrados.
Ainda falta muitas ações de empresas e governantes para que as pessoas tenham uma maior consciência e deseje buscar estes locais para levar seus materiais recicláveis, mais este site já é uma grande ajuda!
Neste site (www.recicloteca.org.br)existe um grande cadastro de empresas de reciclagem principalmente no Rio de Janeiro.
Boa dica Jefferson.