O que fazer com o resíduos orgânicos? Eles também podem ser reciclados? Essas perguntas são frequentes em estabelecimentos que geram esse tipo de lixo.
Entretanto, uma resposta já esta sendo colocada em prática em um shopping de Curitiba (PR), o Palladium.
Através de uma iniciativa do Institudo Ambiental do Paraná e das empresas Roadimex e Abdalla Ambiental, o centro comercial começou a fazer a reciclagem do lixo orgânico produzido.
O processo parece até simples, mas é mais complexo do que podemos imaginar. Os resíduos orgânicos produzidos no interior do estabelecimento são despejados em um tanque metálico com capacidade de 7,5 mil litros.A cada hora o misturador é acionado por cinco minutos para triturar e misturar os resíduos, para evitar a decantação no interior do tanque, assim como a fermentação do lixo, que gera mau cheiro.
Na sequência o conteúdo é transferido para um caminhão tanque, que segue diretamente para uma granja de engorda de suínos na cidade de Araucária (PR), na Região Metropolitana de Curitiba.
Chegando na granja, os resíduos são misturados e transportados até tanques aquecidos a 90ºC por 20 minutos para eliminar bactérias e outros micro-organismos que possam prejudicar os suínos. Por fim o resíduo passa por tubulações até chegar aos cochos de alimentação dos animais.
Marco Antonio Zanini, sócio-proprietário da granja da Abdalla Ambiental, para onde vão os rejeitos do Shopping Palladium, explica que o processo deve ser o mais limpo possível.
“O porco sempre comeu resto de comida, mas de uma maneira primitiva e sem higiene”, afirma.
Ele conta que os rejeitos garantem de 550 a 600 gramas de peso que os porcos ganham por dia. Se comparado com ração, ainda não consegue competir, mas ele já com ração, ainda não consegue competir, mas ele já tem energia e gordura, mas pouca proteína. Por isso não dá o mesmo resultado. Mas quando eu tirar a água e colocar soro e um pouco de farelo de soja, as coisas serão diferentes”.
[slideshow post_id="792" caption="on"]
FIQUEI MARAVILHADA COM A MATERIA ATÉ PORQUE TRABALHO EM UMA COZINHA INDUSTRIAL, ONDE HÁ MUITA SOBRA DE ALIMENTO INDO PARA O LIXO TODOS OS DIAS, GOSTARIA MUITO DE TRANSFORMAR ESTAS SOBRAS EM RAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE AVES, PORÉM ACHO QUE TERIA QUE SER UMA RAÇÃO SECA, É POSSIVEL TAL RECICLAGEM ?
FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA.
Olá Angela, uma outra forma de reciclagem é a compostagem, que transforma os resíduos em adubo e alimenta as plantas. Existem tanto composteiras automáticas, que pode ser para o seu caso, que tem uma cozinha industrial, quanto manuais, que servem para volumes menores.
Boa Tarde
Gostaria de mais informações, sobre a utilização de restos de comida.
Olá! Os restos de comida são selecionados e encaminhados para a alimentação de animais, como porcos. Que outras informações você gostaria?
Existe alguma legislação que permita a utilização de residuos alimentares para nutrição animal?
Prezados,
Gostaria de saber se ainda estão enviando a sobra de comida para alimentar porcos?
Tenho também a mesma curiosidade do Marcelo Thomy
Olá Sebastião, tudo bem? Obrigada pelo comentário, mas você deve entrar em contato direto com o pessoal da administração do Shopping para saber informações mais específicas.
Otima ideia. E poderia ser copiada nas lanchontes e restaurantes.
Curitiba mais uma vez na vanguarda do País. O lixo orgânico serve como alimentação para suínos sem tratamento. Uma excelente alternativa de destino ecologicamente correto desses resíduos.
Essa idéia poderia ser expandida e ser uma solução ecologicamente correta para o destino do lixo.
Como tenho interesse em ter uma Pocilga para engorda de suínos com resíduos de alimentos, porém com a preocupação de estar sempre de acordo com a legislação. Após lê a reportagem da forma de recolhimento dos resíduos em um Shopping de Curitiba e a possibilidade desta forma de alimentos vir a ser tão eficiente quanto a Ração utilizada normalmente nas Granjas. E segundo Marco Antonio Zanini, sócio-proprietário da granja da Abdalla Ambiental, para onde vão os rejeitos do Shopping Palladium,
afirma.
Ele conta que os rejeitos garantem de 550 a 600 gramas de peso que os porcos ganham por dia. Se comparado com ração, ainda não consegue competir, mas ele já tem energia e gordura, mas pouca proteína. Por isso não dá o mesmo resultado. Mas quando tirar a água e colocar soro e um pouco de farelo de soja, as coisas serão diferentes”. Gostaria de receber mais informações sobre as quantidades a ser adicionadas de soro e farelo de soja para cada 1.000kgs de resíduos, e qual o grau de gordura que esta mistura produz no suíno.
Sds,
Messias Rabelo
Olá Messias, tudo bem? Obrigada pelo comentário, mas você deve entrar em contato direto com o pessoal da administração do Shopping para saber informações mais específicas. abs, Atitude Sustentável.
Olá. Tenho uma solução para os resíduos orgânicos (restos de comida). Um equipamento que reduz em até 90% o peso e volume do lixo inicial e posteriormente o transforma em biomassa e água limpa, sem aditivos, água, enzima etc. A biomassa obtida pode ser reutilizada para condicionar o solo (uma espécie de enriquecimento do solo), base para ração e alimentação animal, fabricação de briquetes, etc. É bem simples, fácil e rápido, além disso, pela solução e benefícios do equipamento se torna viável e sustentável também.
Esse tipo de tecnologia que estou comentando, é totalmente diferente de um triturador ou processo de compostagem, pois quem utiliza esse dois tipos de processos sabe a dor de cabeça que é. Esse equipamento que digo, recicla os resíduos orgânicos automaticamente, NÃO necessita de operador especializado
Olá Michel envia pr’á gente com mais detalhes assim poderemos desenvolver uma notícia para mais gente ficar sabendo! envia no atitude@atitudesustentavel.com.br.ok? aguardamos. abs, equipe ATITUDE.