Ilustração mostra áreas da casa em que mudanças podem ser feitas para tornar a construção mais sustentável.

Quando se constrói uma casa, várias atitudes podem ser realizadas para diminuir o impacto da construção no ambiente e diminuir os gastos de energia e luz. Confira abaixo várias atitudes sustentáveis:

1. ILUMINAÇÃO

Uma construção sustentável deve priorizar a luz natural, através de materiais transparentes ou janelas grandes. Nos cômodos internos, que são mais econômicas e não liberam tanto calor.

2. a. ENERGIA

A retenção de energia solar através placas de células fotovioltaicas é uma das melhores opções. A energia gerada é capaz de ligar aparelhos elétricos e lâmpadas, além de aquecer a água do banho.

2. b. ÁGUA

Para economizar água, pode-se captar a chuva e reutilizar para limpeza de calçadas, lavagem dos carros, irrigação e descarga dos vasos sanitários (que podem ter válvulas de acionamento duplo, com duas saídas de água em quantidades diferentes).

3. VENTILAÇÃO

Um cuidado que se deve ter e evitar que as entradas de luz da casa causem superaquecimento dos ambientes. O ideal também é usar ventilação cruzada, com plantas baixas e alongadas, escadas vazadas e janelas laterais.

4. a. ÁREAS VERDES

Jardins dentro de casa melhoram a circulação do ar e deixam a casa mais fresca. Fora da casa, plante especies locais que já são adaptadas ao clima da região.

4. b. TELHADOS VERDES

A instalação de telhados verdes permite que a temperatura interna da casa seja controlada, além de absorver melhor a água da chuva.

5. a. MATERIAIS

Os produtos utilizados na construção devem ser feitos a base de aço, plástico, alumínio e outros materias reciclados. Quanto ao uso da madeira, compre sempre as certificadas pela FSC (Forest Stewardship Council).

5. b. PINTURA
Prefira sempre cores claras na fachada. Assim, a absorção de calor e o uso do ar condicionado diminuem. E sempre utilize tintas que não liberem resíduos tóxicos.