É cada vez mais comum ver pessoas buscando alternativas para ter uma vida saudável e fugir do trânsito das cidades. Um bom começo para isso é substituir o carro e o transporte público pela sola do pé.
Os benefícios são vários, principalmente para a saúde. O médico Juarez de Oliveira diz que caminhar aumenta a resistência do sistema respiratório e até previne doenças cardíacas.
“Na prática do exercício há também uma sensação de relaxamento e bem-estar, o que traz mais disposição para o dia-a-dia”, explica.
E há muitos exemplos de pessoas que deixaram o carro em casa e o ônibus de lado. É o caso do estudante Rodrigo Vettorazzo, 23.“Não sou fã de carros nem de trânsito e costumo fazer as coisas de ‘táxi-sola’ mesmo”, brinca.
Depois que se mudou de uma cidade grande para Marília, no interior de São Paulo, percebeu que não compensava utilizar transporte público. Além disso, segundo ele, a cidade tem muitos semáforos.
Para Rodrigo, são vários os benefícios que a caminhada proporciona, que vão desde saúde até economia.
“Acaba tendo uma economia razoável em termos de transporte, mas além disso ajuda a queimar calorias. Pratica-se um exercício ao mesmo tempo que se chega a algum local”, diz.
Apesar da geografia da cidade não cooperar, Rodrigo tem um segredo.
“Se você caminha acompanhado, o percurso acaba se tornando mais curto”, sugere.
Olá Gustavo. Onde moro, Blumenau (SC), substituir o carro e/ou o ônibus pela caminhada está se tornando mais que uma questão de saúde ou de bolso. Está se tornando uma questão de tempo! O trânsito aqui, no centro da cidade, no início da manhã e final da tarde, está cada dia mais congestionado. E rola a maior polêmica em relação ao que pode ser feito para melhorar a mobilidade. É assunto corrente nos jornais. Mas as propagandas incentivando o consumismo em relação ao carro continuam. É um paradoxo! Seria bem melhor se mais pessoas substituíssem o carro pelo “táxi-sola”, bike ou qualquer outro meio de locomoção que não danificasse o meio ambiente, desafogasse o trânsito e, ao mesmo tempo, beneficiasse a saúde.