É cada vez mais comum ver pessoas buscando alternativas para ter uma vida saudável e fugir do trânsito das cidades. Um bom começo para isso é substituir o carro e o transporte público pela sola do pé.

Os benefícios são vários, principalmente para a saúde. O médico Juarez de Oliveira diz que caminhar aumenta a resistência do sistema respiratório e até previne doenças cardíacas.

“Na prática do exercício há também uma sensação de relaxamento e bem-estar, o que traz mais disposição para o dia-a-dia”, explica.

E há muitos exemplos de pessoas que deixaram o carro em casa e o ônibus de lado. É o caso do estudante Rodrigo Vettorazzo, 23.

“Não sou fã de carros nem de trânsito e costumo fazer as coisas de ‘táxi-sola’ mesmo”, brinca.

Depois que se mudou de uma cidade grande para Marília, no interior de São Paulo, percebeu que não compensava utilizar transporte público. Além disso, segundo ele, a cidade tem muitos semáforos.

Para Rodrigo, são vários os benefícios que a caminhada proporciona, que vão desde saúde até economia.

“Acaba tendo uma economia razoável em termos de transporte, mas além disso ajuda a queimar calorias. Pratica-se um exercício ao mesmo tempo que se chega a algum local”, diz.

Apesar da geografia da cidade não cooperar, Rodrigo tem um segredo.

“Se você caminha acompanhado, o percurso acaba se tornando mais curto”, sugere.