Deixar a cidade cada vez mais verde é uma tendência que vem crescendo atualmente. Há pouco tempo os jardins verticais eram pouco usados pelo seu alto custo de manutenção.

A Lifewall, produto da empresa espanhola Ceracasa, foi lançado para desmistificar a utilização da ideia, tornando os jardins mais acessíveis

O lançamento é uma peça de cerâmica de 1m² com revestimento vegetal. Sua instalação não tem nenhuma diferença significativa comparada com as lajotas comuns.

Segundo os produtores, a Lifewall necessita que sua instalação seja feita em conjunto com um outro produto da marca, a Bionictile.

Essa peça é um emaranhado de pequenos revestimentos que capta os raios ultravioletas, a umidade e o CO2 presentes no ar e os transforma em um substrato para a cobertura vegetal da Lifewall.

Com a utilização conjunta, os dois produtos criam uma relação simbiótica. As plantas retiram o CO2 da atmosfera, o Bionictile, por sua vez, captura os óxidos de nitrogênio e os transforma em nitratos, que servem como um tipo de adubo para a vegetação.

A Ceracasa afirma que essa é uma das saídas para quem quer uma casa ecologicamente correta. Um jardim vertical de baixo custo de manutenção que além de deixar sua casa mais bonita, purifica o ar.

Lifewall promete tornar mais popular as construções verdes (FOTO: Divulgação)