A parceria entre a Nokia e a WWF Brasil pretende identificar e mapear as mudanças climáticas na região do Alto Purus, no Acre. Além disso, o projeto quer oferecer alternativas para adaptação da população para enfrentar os impactos negativos, principalmente para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

Outro aspecto importante é assegurar o envolvimento dos pescadores em vários aspectos do projeto. Por isso, entrevistas com os pescadores sobre como eles sentem e são afetados pelo novo clima serão filmadas em vídeo. As ações que eles já fazem para lidar melhor com as mudanças também serão registradas.

Essa etapa do projeto se chama Testemunhas do Clima, e pretende também a recuperação do conhecimento tradicional regional.

O Rio Purus é um dos afluentes mais importantes do Rio Amazonas. A pesca, principal fonte de renda e subsistência dos moradores da região, é diretamente influenciada pelas mudanças climáticas, afetando a vida da comunidade local.

Um ponto importante das adaptações necessárias são os acordos de pesca, que organizam a atividade pesqueira para garantir a sustentabilidade da cadeia e a pesca a longo prazo.