Reaproveitar resíduos orgânicos não é uma prática recente, mas ela ficava restrita a sítios e grandes propriedades. Hoje esse método de reciclagem está sendo realizado em casas e até mesmo em apartamentos.
A compostagem é um processo biológico que transforma matéria orgânica, como restos de comida, folhas e papel em um material semelhante à terra, o composto.
Sua utilização enriquece o solo com material orgânico, o que melhora a fertilidade, reduz o uso de pesticidas e a necessidade de utilizar adubos.
Ecologicamente falando a prática da compostagem é muito importante. Reutilizar o lixo orgânico evita que o mesmo seja depositado em lixões, o que gera a produção de gases prejudiciais ao meio ambiente.
Alex Archer realiza a compostagem dentro de casa desde que entrou na faculdade de Geografia e Meio Ambiente.
“Desde que comecei a faculdade tive contato com gestão ambiental e práticas sustentáveis percebi que se eu quisesse ser um bom gestor ambiental a primeira coisa que eu teria de fazer era transformar a mim mesmo, ou seja, mudar meus hábitos e costumes frente aos problemas socioambientais.
Assim, minha casa passou a ser minha primeira experiência com gestão onde, de maneira gradual, trabalhei a adequação ambiental do imóvel e dentre as diversas práticas ambientais que realizo em meu apartamento a reciclagem de resíduos orgânicos através da compostagem se faz presente e com muito sucesso”, conta Alex.
Não foi apenas a faculdade que impulsionou ele a mudar sua atitude. Alex, que também realiza trabalhos de práticas sustentáveis e educação ambiental no IBGE e na comunidade do Vidigal, explica que a questão da cidadania também influenciou bastante.
“Nós, enquanto cidadãos, temos direitos e deveres e dar um fim racional os meus resíduos é uma forma de contribuir com a sociedade como um todo”, diz.Evitar o acumulo de lixo em aterros, reduzir a emissão de gás metano (que é produzido pela decomposição de resíduos orgânicos), minimizar a contaminação do solo e de lençóis freáticos são alguns dos benefícios da realização da compostagem apontados por Alex.
Sobre os inconvenientes da realização dessa prática, Alex afirma que sob os devidos cuidados o processo não produz mau cheiro nem atrai insetos.
“Aqueles que desejam ter uma composteira doméstica devem ter uma disponibilidade de 5 a 10 minutos por dia para realizar a manutenção e manejo. A composteira só se tornará um inconveniente se for mal manejada. Ela não atrais ratos e baratas, tampouco exala cheiro desagradável. Mas para isso é preciso que haja uma rotina de manejo”, explica.
O resultado obtido garante a Alex uma alimentação saudável e além disso ele consegue uma renda extra.
“Eu utilizo o produto final da compostagem (adubo orgânico e biofertilizante) na horta que tenho em apartamento e o excedente eu comercializo. Dessa forma, o que antes iria para o lixo contribuir com os caos urbano, hoje, além de me gerar benefícios na saúde alimentar ainda me garante uma alternativa economica”, conta.
Assista o video e entenda como é feita a compostagem dentro de casa:
Adorei essa idéia….
achei bem interessante ,vou fazer em casa…Parabéns pela matéria!!!bjs
eu gostei muito eu encontrei o q eu queria
eu gostaria de saber mais pois produzimos lixo organicos todos os dias podemos indo acrecentendo neste preparado no decorrer que formos produzindo ?
obrigado adorei muito boa materia .
Olá Minelly! Pode sim, basta somente misturar novamente e cuidar para a que a qauantidade de material orgânico não seja muito maior que a quantidade de terra. Por isso o tamanho da composteira deve ser adequada ao tamanho da família e a quantidade de material produzido. Outra solução pode ser ter mais de uma peça. Espero que te ajude!
Ola´ recicloteca!!!
Adorei a materia, mas tenho dúvidas!
Eu montei minha composteira dentro do apto antes de ver esta matéria. Fiz tudo como vocÊs demonstram no vídeo, com a diferença q nao cheguei a fazer furos no fundo da caixa nem coloquei adubo. Isso pode ser um problema? Ou é possível seguir assim? Todos os dias eu jogo algum resto orgânico e dou uma revolvida no material todo. E de vez em qdo acrescento mais terra. Será q assim dará certo? Gratíssima!!
Oi Renata! Os furos são importantes, pois permitem mais trocas de gases com a atmosfera e a saída dos líquidos resultantes da decomposição (o chorume). Quando ao adubo, ele melhora o resultado da terra depois e ajuda no processo, mas não é essencial. Espero que te ajude! Se tiver mais dúvidas, é só entrar em contato.
Prezados.
Parabens pela simples matéria.
Sem muitos adornos, porem com objetividade.
E se juntarmos à composteira, já em processo de decomposição. algumas minhocas?
Grato pela atenção.
Olá! Sim, as minhocas podem ajudar no processo. Mas cuide para não colocar minhocas demais no espaço!
Excelente a matéria sobre a reciclagem do lixo orgânico,já faço essa separação e uso para fazer compostagem, com o húmus adubo as floreiras e os vasos de plantas que cultivo, ervas finas ( vários tipos de temperos) no terraço do apartamento. estou desenvolvendo um projeto com estudantes do colégio Est. C. Zacarias da técnica de compostagem com o lixo orgânico domicilias, e através deste comentário peço a autorização do autor do texto e das fotos para utilizar em uma unidade pedagógica que será postada em pg. de educação do Estado do PR. com livre acesso.
Seria para complementar o meu trabalho que concluirei em julho de 2012.
Parabéns pela matéria e agradeço a atenção.
Profª Inez
lixo organico
Parabéns a todos, eu reativei a ideia de ter a minha, já tenho um galão de 50 litros, vou ter que pensar melhor, mas faço a recla de plastico por e faltava a minha composteira. abraço a todos!!
vale lembrar que o descarte adequado de resíduos, tal como é a realização da compostagem, é uma responsabilidade de todos como cidadãos segundo a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, efetivada ano passado!
Gostei muito ,mais eu bato no liquidificador as cascas com água e jogo nas plantas .Esta correto esse procedimento ?As plantas estão bonitas.
Olá Luceli! Esta correndo sim, são apenas processos diferentes!
COMO PODE RECICLAR ASSIM QUE O QUE JOGA FORA NÃO PRESTA
Nos temos um grupo de restaurante e geramos muito lixo organico, gostaria de saber se vcs tem interesse ou pode indicar empresas que aceite um volume razoavel?Gosto da ideia de dar um fim sustentavel !!! vc estão de parabens
Excelente matéria mesmo! Por coincidencia sses tempos atras desenvolvi um site de uma empresa que importa composteiras! A quem interessar possa e já respondendo o Luiz Gustavo: http://www.jorabrasil.com.br
Abraços,
Pirolla.
adorei essa ideia,e vou tentar aplicar essa tecnica no meu condominio.
como pode ser reaproveitado
muito muito ruim mas eu peo a deia
não gostei não tem nada a ver o q botaram aqui eu nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao gostei
adorei a ideia mas não sei se vou conseguir fazer
Olá Lucas… é, é um passo difícil! Mas eu não conheço ninguém que se arrependeu. Te desejo sorte!
todo o nosso lixo orgânico é transformado em adubo e doado a uma horta comunitária,onde temos a geração de renda para familias carentes. e todo lixo reciclável é doado a Cooperativa Vitória da Penha – fone: 2541-9298 – contato: Sr. Massao.
muito obrigado
nossa eu aprendir muito sbre o lixo organico e muito mais e espero revelo outra vez quando precisar
e todo vez que eu for usar eu vou postar uma carinha alegre
:P:P:D
nossa senhora ce nos viver so disso nao vivemos mas nem os carroros
nd ver sobre meio ambiente ahahahahahah
moro em casa tenho área de jardim para reciclar mas estou em dúvidas quanto à técnica podem me ajudar?obrigado
Olá Regina! Nesse caso, basta depositar os restos (lembrando que não pode ter pedaços de carnes) em terra, e lembrar sempre de mexer tudo e deixar a terra fofinha. Reciclagem feita e terra adubada! (pode ser importante também acrescentar mais minhocas, caso você já não as tenha no jardim).
eu particularmente acho a reciclagem muito interesante e importamte para todos
Temos uma composteira de mil litros que produz um excelente adubo caseiro de ótima qualidade. Geramos apenas um saco de lixo por mês