Economizar água é fundamental, tanto para o planeta como para o bolso. Por isso, o uso racional desse recurso deve ser levado muito em consideração.

Um dos lugares em que a água é mais utilizada em uma residência é no banheiro. Seja para tomar banho, escovar os dentes ou usar a descarga, muita água é desperdiçada.

Registro controlador de vazão para chuveiros (Foto: Divulgação Docol)

Registro controlador de vazão para chuveiros (Foto: Divulgação Docol)

Além de produtos economizadores, a principal mudança deve ser de atitude.

“Antes de falar de produtos, precisamos mudar usos e costumes. Para economizar água, as pessoas precisam se conscientizar e trabalhar para isso. É uma cultura que vem sendo feita há muito tempo no Brasil, principalmente em São Paulo, por causa de racionamento”, comenta Carlos Alechandre Fernandes, gerente de marketing de produtos da Docol.

Quando partimos para produtos, são diversas as opções. Existem torneiras automáticas, válvulas de descarga com duplo acionamento ou registros reguladores de vazão. É bastante comum ver produtos assim em shoppings, hotéis, restaurantes ou escolas, mas raramente vê-se em residências.

A economia na conta de água é significativa após a instalação desses produtos.

“Das empresas que compraram o produto, ao longo de 20 anos, a economia pode chegar a 77%. Isso se forem usados produtos exclusivamente automáticos”, diz Carlos.

Mesmo com tanta economia, as pessoas não buscam essas soluções, principalmente por desconhecimento ou por achar que os produtos são mais caros que os tradicionais.

“Por incrível que pareça não são mais caros. Na verdade têm o mesmo preço que os tradicionais, mas falta conhecimento do consumidor final”, esclarece.