Além de testes em animais, muitas indústrias de cosméticos e produtos de beleza utilizam também metais pesados em sua composição, como chumbo, prejudiciais à saúde.

Já existem várias alternativas no mercado. A marca Natura, por exemplo, tem a sustentabilidade em todas suas etapas de produção.

Outra opção é a Feito Brasil. A marca comercializa hoje cerca de 140 itens, todos produzidos de maneira artesanal e com produtos naturais. A empresa também tem preocupações sociais, realizando ações sociais e produzindo embalagens de grupos comunitários.

Os sabonetes com produção artesanal sos produtos mais procurados da Feito Brasil. (Foto: Divulgação Feito Brasil)

“A nossa linha de produção é artesanal e os processos de fabricação são baseados na formulação verde, ou emulsão a frio, que evita o desperdício de água e energia elétrica. Além disto, as matérias-primas utilizadas são de origem vegetal e biodegradável e não realizamos testes em animais”, comenta Milene Haragichi Padilha, farmacêutica responsável pelo Desenvolvimento da Feito Brasil.

Além dos produtos sustentáveis, a própria fábrica utiliza o conceito na sua construção: o prédio e os móveis são feitos com tijolos e madeiras de demolição.