Depois de festas, principalmente as infantis, balões estourados são jogados fora. É um desperdício de 95% de borracha pura.
Os balões de látex são feitos de seiva de seringueira e se decompõem ao entrarem em contato com elementos da natureza. A primeira etapa, de oxidação, pode ser vista quando as bexigas estão cheias e apresentam um aspecto aveludado ao redor.
Luiz Carlos da Costa Silva, da E-Balões, empresa que presta assessoria e treinamentos para o setor de decoração com balões, relata que é difícil determinar o tempo exato que os produtos demoram para se decompor.
“Segundo pesquisas realizadas em diversas partes do mundo, não é possível estabelecer com precisão o tempo necessário para a degradação total dos balões de látex, mas os resultados indicam que a decomposição pode levar o mesmo período de uma folha de carvalho, algo em torno de seis meses”, comenta.
Mesmo sendo de rápida absorção da natureza, a reciclagem é importante para renovar o ciclo do produto na natureza e diminuir o uso de recursos naturais pela indústria.Para isso, o Laboratório de Produtos Florestais do Ibama criou uma tecnologia para reciclar os balões, que são prensados até formar uma espécie de manta.
Na próxima etapa, junta-se serragem de madeira, outro produto reciclado, e alguns componentes químicos para garantir a resistência do material.
As placas são resistentes e podem ser usadas por diversos segmentos da indústria. Desde pisos até peças de design.
quero saber onde recicla baloes estourados de festas
Olá Edna! Qualquer coperativa de reciclagem que já trabalhe com plástico!