A terceira Bienal Brasileira de Design, que este ano acontece em Curitiba, tem como principal mostra a apresentação da sustentabilidade e inovação do design brasileiro. Para essa área, são mostrados um total de 200 projetos.

Um deles foi desenvolvido pelo Núcleo de Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná, orientados pelo professor Aguinaldo dos Santos e pelo designer Rodrigo Karam Quintas. A exibição de imagens em 3D mostra como os princípios do design podem ser aplicados para a sustentabilidade e o interesse social. Para atingir o público, será instalada na Rua da Cidadania da Matriz, lugar de alta circulação de pessoas da cidade.

Ente os trabalhos do Núcleo o professor Aguinaldo destaca uma linha de móveis pré-fabricados feitos com materiais reciclados do setor de construção civil e com redução de consumo de energia, orientados para habitações de interesse social.

“O principal foco de nossos projetos tem sido a população de baixa renda e o contato com este público ocorre nos estudos etnográficos de campo onde buscamos desde a mera captação de requisitos até processos indiretos de co-design”, comenta o professor Aguinaldo.