Mudanças fazem parte da vida. Ao trocar de casa, por exemplo, queremos renovar todo o ambiente e essa é uma grande oportunidade para ter um lar decorado de forma sustentável.

A carioca Denise Rangel, professora e web writer, quando foi morar sozinha resolveu realizar essa redecoração ecológica em casa e ela fez questão de colocar sua ideia na internet, através de um blog onde contava o passo a passo do seu trabalho, o Montando meu apartamento.

Mesinha para telefone foi comprada no brechó (FOTO: Denise Rangel)

No blog ela posta dicas e conta como decorou os diferentes cômodos da casa. Desde o escritório até a sala de jantar, tudo é reaproveitado.

Denise diz que sempre foi envolvida com as questões ambientais, quando surgiu a oportunidade de poder fazer algo pelo meio ambiente não pensou duas vezes.

“Ao voltar a morar sozinha, tive de montar um novo apartamento praticamente do zero, pois me desfizera de todos os móveis para morar com minha filha. Ao montar o novo apartamento, vi a oportunidade de dar corpo e vida a meu projeto de fazer minha parte pelo ambiente”, conta.

A professora optou por não comprar móveis novos e reaproveitar objetos para decorar a casa.

“Decidi, então, que compraria móveis usados e objetos feitos de materiais reutilizáveis, a fim de economizar os recursos ambientais, em vez de comprar tudo novo. Procurei uma loja de móveis usados, os famosos brechós. Estas lojas vendem móveis e objetos de decoração usados, em perfeito estado, prontos para uso. Garimpei vários móveis e itens de decoração como escrivaninha, cadeira de escritório, geladeira, fogão, mesas e cadeiras, cômoda, etc”, explica a carioca.

Segundo ela, os materiais usados não ajudam só o meio ambiente, economicamente são mais vantajosos e além disso não perdem para os novos em questão de qualidade.

Denise dá algumas dicas para quem quer realizar esse tipo de reforma decorativa em casa.

“Em primeiro lugar, não ter preconceito ou pensar que decoração com materiais reutilizados é usar sucata ou velharias. Nem tampouco pensar que tal atitude é coisa de pobre ou falta de estilo. Também é preciso ter criatividade para garimpar a peça certa. Nos brechós, a mistura de estilos, chique ou retrô, é um convite para montar ambientes cheio de personalidade. Basta ter paciência e garimpar bem para encontrar as peças certas que vão dar um toque especial e pessoal na decoração”.