Já pensou em uma festa que seja decorada apenas com flores da estação, com um buffet com alimentos orgânicos e com economia de luz? Agora, os eventos ecochic permitem que até mesmo uma festa seja sustentável.

Vários cuidados no planejamento possibilitam uma grande diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera. Começando pelos cartões com papel reciclado, a festa só termina com a plantação de árvores para neutralizar os danos para que o evento não cause nenhum dano ao meio ambiente.

Eventos ecochic diminuem a emissão de gasas do efeito estufa na atmosfera. (Foto: Divulgação Ecochic Eventos)

Uma das empresas que já investem nas opções sustentáveis é a Ecochic Eventos. Localizada no Rio de Janeiro, é responsável pela organização de vários tipos de evento com preocupação ambiental.

Cristina Conti, da Ecochic Eventos, enfatiza que os eventos devem utilizar os conceitos da sustentabilidade – ser justo tanto social como comercialmente, ser ecologicamente correto e promover o consumo consciente – o máximo possível. Sempre sem perder nada que uma festa pode proporcionar.

“Em todo o evento ecochic teremos a destinação correta do lixo reciclável e minimização das emissões de gases do efeito estufa por plantio de mudas na Mata Atlântica. Um evento ecochic precisa ser pelo menos 60% sustentável”, comenta Cristina.

A decoração também é sustentável e muitas vezes feita em parceria com Ongs. (Foto: Divulgação Ecochic Eventos)

A escolha do cardápio também é um momento importante. Desde escolher alimentos da época, para evitar o uso de produtos químicos na plantação, até tentar diminuir ou até mesmo evitar o consumo de carne (que libera muitos gases poluentes na atmosfera), a alimentação deve ser boa para a saúde e para o planeta. Evitar o desperdício também é importante.

Outra iniciativa é utilizar objetos de decoração feitos em Ongs, como a Casa de Apoio a Criança com Câncer de Santa Teresa.