Alternativas para economizar energia são cada vez mais comuns. Seja em casa ou no meio empresarial a sustentabilidade vem ganhando grande espaço dentro das construções.

São Paulo ganhou um espaço para eventos que transforma a energia gasta enquanto você dança em energia elétrica. Exatamente, a EcoHouse construiu sob a pista de dança um piso especial, importando da Holanda.

Esse material absorve toda a energia dos movimentos, a transforma em eletricidade e armazena esse potencial em baterias, localizadas ao lado da pista.

Essa tecnologia ainda é nova no Brasil, mas em outros países já é usada a algum tempo. Em Londres, por exemplo, o projeto Club4Climate utiliza um sistema muito parecido para poupar energia.

A pista de dança é construída sob uma plataforma piezo elétrica. As placas são colocadas sob pequenos cristais e cerâmicas que quando submetidos a alta pressão produzem energia elétrica, que é armazenada em pequenas baterias.

Além disso a EcoHouse conta com iluminação feita com lâmpadas de LED, que são bem mais econômicas do que as convencionais, sistemas de reutilização da água da chuva nos banheiros e para limpeza do loca. Os alimentos utilizados na cozinha são orgânicos e os resíduos são reaproveitados através da prática da compostagem.