A coleta seletiva está presente para apenas 14% da população do país, divididas em 7% das cidades do país. Exemplos são Curitiba (Paraná), Niterói (Rio de Janeiro) e Vitória (Espírito Santo). Um projeto também está sendo implantado em Goiânia (Goiás).
Para que o lixo seja reciclado, ele deve ser separado corretamente, de acordo com a reciclagem feita em cada cidade. Outro cuidado que deve ser tomado é diminuir a quantidade de lixo gerada. Comprar apenas os produtos que são necessários e evitar o uso abusivo de embalagens é necessário. Além disso, tentar reduzir o tamanho do lixo facilita seu transporte.É o que mostra a jornalista Elisa Almeida França. Dobrar e reduzir fisicamente os espaços que os resíduos ocupam ajudam em todos os tipos de colheita de lixo, já que quanto menor for o espaço usado de um caminhão, mais resíduos podem ser transportados de uma vez, economizando recursos naturais.
Nas cidades com coleta seletiva, outro cuidado que se deve ter é que o lixo esteja limpo e seco.
Em sua casa, Elisa cuida de todos os resíduos que descarta. Além disso, ela mantém o blog Nós Consumimos, em que tenta conscientizar as pessoas sobre o consumo sustentável.
“Como esse é um hábito que aos poucos incorporei no meu dia a dia, estimo gastar não mais do que 5 minutos diários no cuidado com o lixo. Quando o resíduo precisa ser limpo, por exemplo, faço isso na hora de lavar a louça. Em seguida já amasso o que precisa ser amassado, dobro o que precisa ser dobrado, etc”, comenta.
Para isso, Elisa mostra como o lixo pode ser reduzido diariamente.

O exemplo é como reduzir o espaço que uma caixa de leite ocupa. Para isso, a caixa pode ser dobrada, como mostram as imagens. (Fotos: Elisa Almeida França)
Além disso, as latinhas de alumínio e garrafas plásticas podem ser amassadas. O papel deve estar o mais liso possível, sem ser amassado ou picotado. Sempre que possível, evite usar água limpa para lavar o lixo. Use a água da máquina de lavar roupas ou da própria louça, por exemplo.
Em cidades onde não há coleta seletiva de lixo ainda, uma alternativa é separar materiais e encaminhar diretamente para coorporativas de reciclagem.
Uma ótima opção para destimarmos de forma mais adequada o lixo que coletamos para reciclagem.
Veja como reduzir o espaço físico do lixo
O município de São José dos Campos foi um dos primeiros a implantar a coleta seletiva no País, há 20 anos, por meio da Urbam. São recolhidas diariamente cerca de 50 toneladas de materiais recicláveis. A coleta atinge 95% da população. Em agosto de 2009, a Urbam passou a recolher equipamentos eletrônicos em residências (serviço pioneiro no País). Foram recolhidos mais de 57 toneladas de e-lixo na cidade (material que é encaminhado para empresas especializadas neste tipo de tratamento e reciclagem). Temos também pontos de coleta de pilhas e baterias em locais públicos. Mais informações: http://www.urbam.com.br
A quem interessar possa já existe a coleta seletiva em Goiânia. Não é mais um projeto a ser implantado,a coleta atende a todos os bairros da capital.
Prezada Gisele deixei de encaminhar sua suagestão a outros internautas pois considero mais correto no caso das caixas de leite abrí-las e passar uma água para retirar a gordura do leite. Assim a embalagem é transformada em uma folha de papel(ocupa um espaço mínimo) e está limpa e em ótimas condições para ser reciclada.Sugiro essa correção no seu artigo.
Moro em uma região litoranea de São Paulo, e devido a grande quantidade de predios a coleta seletiva fica a desejar. Os prefeitos e a população deveriam interagir para que existissem resultados positivos de proteção a natureza e o futuroa do planeta.
Já existe no mercado o saco para lixo EMBALIXO Antibacteriano que não causa o mau odor causado pela proliferação das bactérias, assim podemos otimizar o lixo e apenas despejar no dia de coleta. É um saco inteligente, vale a pena!
Nossa sociedade com valores altamente superfluos estimula o consumismo o tempo todo,com isso estamos destruindo o planeta e as pessoas sem saberem estão cada vez mais doentes,achando que a felicidade vem dos bens materiais.
http://www.floraisonline.net
Legal, temos que se concientizar pelo problema ambiental, se cada um fizesse a sua parte esta otimo
É isso aí mesmo. Tenho feito isso desde o início e procuramos divulgar sempre.
a muito tempo faço isto quando alguem ve acha que estou ficando doido até riem de mim mas não ligo estou com a razão
Parabéns e muito obrigada a todos nós que abraçamos esta ausa em benefício da própria humanidade. Fico muito feliz em saber que já somos diversas andorinhas empenhadas num mundo melhor. Sugeri a coleta seletiva no condomínio onde moro com mais 95 famílias e aos poucos os hábitos se aprimoram. Também lavo tudo com água da máquina e tiro todos os aparelhos da tomada, pagamos R$ 25,00 de energia num apartamento grande. Continuemos nos aperfeiçoando e deixemos um mundo melhor para nossos descendentes.
Excelente dica. Adorei o blog.
as pessoas tem que ter cuidado do meio anbiente!!!!!!!!!!!!!1
Otima materia. Na materia voce mostra como reduzir caixa tetrapak. Para reduzir garrafas PET acesse http://www.prensapet.com.br e confira. Att. Vicente
Correção: “Um projeto também está sendo implantado em Goiânia (Goiás).”
O Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS) teve inicio em novembro de 2008 e atende todas a regiões da capital!
Otima materia. Na materia voce mostra como reduzir caixa tetrapak. Para reduzir garrafas PET acesse http://www.prensapet.com.br e confira. Att. Vicente