Poder limpar a casa e não utilizar nenhum tipo de produto tóxico é o sonho de todo mundo que se preocupa com o bem-estar da casa e com o meio ambiente.

O vinagre pode ser considerado um produto de limpeza ecologicamente correto. Sua alta concentração de ácido acético o torna um excelente desengordurante.

Ele pode ser usado para limpar o fogão, desengordurar a louça, retirar odores fortes, etc. O vinagre mais indicado para esse tipo de utilização é o branco, de álcool, que é incolor e evita qualquer tipo de mancha.

Para quem tem animais de estimação, um dos principais problemas é o mau cheiro causado pela urina. Para acabar com isso, basta apenas fazer uma mistura de vinagre com água morna (um terço de vinagre para dois terços de água morna) e aplicar no local, após tirar os resíduos.

Além do vinagre, existem outras maneiras de fazer a faxina em casa sem precisar usar nada txico.

O limão e o óleo de cozinha podem ajudar a manter a casa brilhando. Para retirar ferrugem de talheres e peças de alumínio, basta esfregá-los com um pouco de suco de limão e uma palha de aço. Manchas de molho de tomate, por exemplo, são facilmente retiradas colocando-as de molho na água com pedaços de limão.

Ao invés de utilizar lustradores de móveis, misture uma xícara de óleo com o suco de um limão e aplique com um pano macio. No caso de objetos de alumínio, limpe-os com uma solução de óleo de cozinha com álcool em partes iguais.

Enquanto a maioria dos produtos de limpeza possuem na sua composição elementos que prejudicam a natureza, a limpeza verde utiliza recursos renováveis para manter a casa e a natureza livre de poluição.