O Programa Semear é um projeto socioambiental que promove a ressocialização de detentos da Penitenciária Compacta de Dracena, São Paulo. Para isso, os sentenciados gerenciam um viveiro florestal para a produção de mudas nativas, atendendo à demanda de projetos de recuperação florestal da região.
As atividades realizadas com os detentos vão desde capacitação para a coleta de sementes nativas até a produção e comercialização das mudas. Assim, a intenção do projeto é melhorar a vida dos presos mas também aumentar o plantio de árvores nas regiões próximas.Para realizar as atividades, os detentos passam por um processo de aprendizagem de seis módulos, que partem da indentificação de plantas da Mata Atlântica.
O Projeto Semear também incentiva a renovação da mata ciliar da região e atende à necessidades ambietais e sociais do local, atendendo aos pricípios de sustentabilidade.
As sementes plantadas na região são de plantas nativas da Mata Atlântica. A produção é estimada em dois milhões de mudas por ano. A lista das mudas produzidas no local pode ser vista no site do programa.
Atitude de valor. Parabens!!! Resolvendo assim dois grandes problemas de nossa sociedade.
Obrigada Marco!
não podemos mais inverter esta situação de tanta destruição da natureza,só se ver demagogia e capitalismo selvagem. loucos!.