O Programa Semear é um projeto socioambiental que promove a ressocialização de detentos da Penitenciária Compacta de Dracena, São Paulo. Para isso, os sentenciados gerenciam um viveiro florestal para a produção de mudas nativas, atendendo à demanda de projetos de recuperação florestal da região.

As atividades realizadas com os detentos vão desde capacitação para a coleta de sementes nativas até a produção e comercialização das mudas. Assim, a intenção do projeto é melhorar a vida dos presos mas também aumentar o plantio de árvores nas regiões próximas.

Para realizar as atividades, os detentos passam por um processo de aprendizagem de seis módulos, que partem da indentificação de plantas da Mata Atlântica.

O Projeto Semear também incentiva a renovação da mata ciliar da região e atende à necessidades ambietais e sociais do local, atendendo aos pricípios de sustentabilidade.

As sementes plantadas na região são de plantas nativas da Mata Atlântica. A produção é estimada em dois milhões de mudas por ano. A lista das mudas produzidas no local pode ser vista no site do programa.