Cada vez mais, o consumo ganha moldes sustentáveis. Assim, até mesmo os produtores começam a criar produtos verdes, que não poluem o meio ambiente e que muitas vezes ajudam comunidades carentes.

Simple Shoes

A loja também tem modelos de chinelos de dedo, sapatos masculinos e infantis. (Foto: Divulgação)

A Simple Shoe é uma marca de sapatos sustentáveis femininos, masculinos e infantis. O cadarço dos tênis são feitos com garrafas PET recicladas, os tecidos são todos feitos com algodão orgânico e a sola é feita com pneu de carro reciclado. Este modelo custa USD $55.

For your Earth

Os pigmentos não são tóxicos e os tecidos são feitos de algodão orgânico ou PET reciclada. (Foto: Divulgação)

Apesar de entregarem só na Europa por enquanto, a For your Earth tem uma linha de algodão orgânico e outra de garrafas PET recicladas. A sola é uma mistura de borracha reciclada e natural, o que segundo a marca garante uma durabilidade do produto. Os corantes são livres de substâncias tóxicas e a palmilha também é feita com materiais reciclados.

Olsenhaus

Os sapatos da Olsenhaus são feitos de materiais inusitados, como telas de televisão recicladas. A marca ainda procura novos processos de reciclagem para suas peças. (Foto: Divulgação)

A Osenhaus cria sapatos de salto alto utilizando materiais incomuns, como telas de aparelhos de televisão recicladas. Além disso, a marca apóia iniciativas da Peta, ong contra abusos em animais.

Moschino

As sapatilhas são feitas de plástico 100% reciclado. (Foto: Divulgação)

Já a Moschino criou uma sapatilha de plástico 100% em parceria com a Kartell, uma marca de objetos de decoração. As peças só serão vendidas a partir de janeiro.

Um por Um

Cada par da Um por Um comprado é revertido na doação de um sapato para uma criança em regiões carentes. (Foto: Divulgação)

Já a marca Um por Um faz sapatinhos no modelo das antigas Alpargatas para uma boa troca: a cada par vendido, um sapato novo é doado para uma criança. Disponíveis em vários tecidos, eles custam a partir de R$ 69,90. Os sapatos podem ser comprados na internet.

Naturezza

A marca tem vários modelos de sapatos com materiais sustentáveis. (Foto: Divulgação)

A linha Naturezza, da Via Uno, tem cuidados sustentáveis em todas as etapas da sua linha de produção. Para amenizar a poluição que não pode evitar, a marca realiza o plantio de árvores para neutralização de gases nocivos. O forro da sapatilha é feito com fibra de bambu e o solado com cortiça recuperada.