O Brasil passou por um intenso processo de urbanização nos últimos 50 anos. Com isso, 70% da população do país vive em cidades, o que causa a impermeabilização do solo (ruas e ambientes urbanos não permitem que a água seja absorvida adequadamente pelo solo). Além de causar enchentes e danos para a população, a falta de escoamento provaca uma mudança no equilíbrio natural.

Parede verde feita pela empresa Ecotelhado. Sistema melhora o conforto térmico dentro dos ambientes. (Foto: Divulgação)
Para conter esse fenômeno, é preciso ter saídas para a água. Plantar árvores pode ser uma maneira, mas não é sempre que se tem espaço para elas. Outra alternativa é a instalação de ecotelhados, ecoparedes ou até ecopavimentos. Todos eles são espécies de jardins suspensos, que podem estar em telhados de casas e prédios, fachadas de construções ou até mesmo estacionamentos.
Os ecopavimentos podem ser instalados em estacionamentos, condomínios, acostamentos ou trilhas de pedestres. São espécies de telhas, que permitem que haja vegetação em baixo. O sistema sustenta um baixo volume de tráfego.
A empresa Ecotelhado, que atende em todo Brasil, desenvolve várias opções e formatos para a instalação dos jardins.
“O Ecotelhado é um projeto pioneiro que utiliza um módulo de materiais reciclados que após ser vegetado é transferido com grande facilidade ao telhado ou terraço”, comenta João Manuel, responsável pela empresa.
Os sistemas também melhoram o conforto térmico dos ambientes e o ar dos ambientes urbanos.
a ideia desses sistemas é muito boa…com certeza o investimento vale a pena
a questão é se as autoridades e ate mesmo a população brasileira esta disposta a investir pesado nesses projetos
é muito importante se preocupar com o escoamento de água nas cidades, devido o aumento de população e obras q acontece nas cidades.
OI,estou realizando um TCC sobre esses projetos,gostaria de saber se poderiam me informar o preço de um ecopavimento,se tiverem a resposta agradeceria o mais rapido possivel pois nao acho em lugar algum o preço, Obrigado
Olá Miguel, o ideal é que você entre em contato com a empresa!