Um brinquedo sustentável foi escolhido para participar da terceira Mostra de Jovens Designers, que expõe projetos de alunos de designer de 42 instituições de ensino do Brasil. O projeto em madeira foi desenvolvido pela aluna Amanda Iwashita, do terceiro ano de Design de Produto do Instituto Mauá de Tecnologia.

O brinquedo, chamado Roda Roda Animal, foi feito para crianças de até 4 anos e incentiva a descoberta de formas e texturas diferentes. As peças são de madeira reflorestada e pintadas com tintas atóxicas.

Roda Roda Animal

O brinquedo insentiva o lado sensorial da criança com formas e texturas. Além disso, é sustentável. (Foto: Divulgação)

“O brinquedo mostra para as crianças, mesmo de forma indireta, a importância da responsabilidade ambiental e resgatar a proximidade com a natureza”, comenta Amanda.

Roda Roda Animal se diferencia justamente por isso, já que vários brinquedos são feitos de plástico e impedem uma maior experiência sensorial.

Para Amanda, preocupações ambientais já deixaram de ser parte de alguns projetos e já foram incorporadas à toda uma indústria, sendo pensada desde o início de cada projeto.

“A criação de produtos sustentáveis trazem o apelo da conscientização, prazer esse que vai além das funções do produto e também criar uma conexão emocional ente o consumidor e a sustentabilidade, que é um grande desafio”, diz Amanda.