O Dia Mundial Sem Carro de 2010 é comemorado no dia 22 de setembro. O dia foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Depois disso, a iniciativa se extendeu para vários países, sendo realizado pela primeira vez no Brasil em 2001.

Logomarca do Dia Mundial Sem Carro.

A data é comemorada em diversas cidades do mundo.

Hoje, o país tem cerca de 6,9 habitantes para cada carro em circulação. Estima-se que esse número deva cair para 4,8 habitantes por carro até 2014.

A iniciativa quer incentivar a discussão sobre mobilidade e sustentabilidade urbana, além de mostrar que existem outras alternativas de locomoção além dos carros. Para participar da ação, várias cidades criam eventos e até adaptam sistemas de transporte. Veja as principais:

São Paulo
A cidade anunciou um aumento na frota de ônibus nos horários de pico para o dia. Além disso, uma bicicletada foi organizada para comemoração da data. A concentração é na Praça do Ciclista, no canteiro central da Avenida Paulista, às 18h.

Rio de Janeiro
A prefeitura da cidade preparou uma série de medidas para que a população experimente um novo meio de transporte nesse dia. Várias ruas terão a velocidade restrita para 30 km/h, que deve garantir a segurança dos ciclistas, e vários locais de estacionamento serão interditados (o que deve impedir que 2.110 carros estacionem). Além disso, os sistemas de transporte coletivo, como ônibus, metrô e barcas, serão reforçados.

Curitiba
A Marcha das 1001 Bikes é uma manifestação que quer incentivar o uso das “magrelas” e lutar contra o desrespeito com o ciclista no trânsito. A concentração é na Praça Santos Andrade, às 17h30.

Salvador
Uma manifestação foi organizada para chamar a atenção da comunidade para todos os problemas que os carros podem trazer. A concentração é no Dique do Tororó, às 19h.

Lembrando que o mais importante é o planejamento. Saber quais serão as alternativas para o carro, o tempo necessário para se locomover e programar a rotina do dia pode evitar problemas e atrasos.