Um dos grandes desafios dos tempos modernos é criar uma fonte de energia limpa e renovável. Pesquisadores, cientistas e designers estudam e tentam desenvolver produtos que atendam a essa necessidade.

O designer japonês Hung-Uei Jou criou um equipamento que transforma barulho em energia elétrica.

Green Noise já é testado em alguns aeroportos no Japão (Foto: Divulgação)

A energia produzida pelo Green Noise pode servir para torná-lo uma fonte luminosa ou ser usada em outros equipamentos eletrônicos. O protótipo vem sendo testado em aeroportos.

Os sons produzidos pelas turbinas dos aviões são captados pelo aparelho e a energia é canalizada para iluminar as luzes da pista de pouso e decolagem.

E essa não é a única experiência feita para transformar som em energia elétrica. Os cientistas coreanos Young Jun Park e Sang-Woo Kim publicaram um artigo onde dizem ser possível carregar celulares apenas com a voz.

Durante as pesquisas os cientistas criaram um painel que realiza essa transformação das ondas sonoras em energia elétrica, segundo eles o processo é o inverso do que ocorre nas caixas de som.

Esse modelo ainda não é 100% eficiente, pois a energia gerada durante as ligações é um pouco menos do que a necessária para um celular funcionar.