O Sheweeb, projeto que planeja um modelo de locomoção mais sustentável e eficaz, foi um dos vencedores do projeto Google 10^100, e ganhou USD 1 milhão para impletar um sistema em um centro urbano.

O Schweeb é um modelo novo de locoção.

O Schweeb já existe em Rotorua, na Nova Zelândia. (Foto: Divulgação)

Ele consiste numa espécie de bicicleta, em formato de casulo, presa a trilhos, que permite com que o usuário se locomova entre dois pontos apenas pedalando, mas em segurança. Testes com os aparelhos já são feitos em Rotorua, na Nova Zelândia.

Em breve a empresa vai anunciar onde será construído o primeiro Schweeb público, para fins de locomoção urbana.

O projeto Google 10^100 teve início em 2008, quando cerca de 150.000 ideias de como melhorar o mundo, de 170 países, foram enviadas. 16 foram selecionadas e colocadas para votação. Dessas, cinco foram escolhidas: disponibilizar materiais didáticos gratuitos na internet, desenvolver o ensino de ciências e engenharia, transparência no governo, ensino de qualidade em países da África e inovação do transporte público.

Empresas de cada área passaram por um processo de licitação e as escolhidas e receberam incentivo financeiro do Google para implementar o projeto e avançar nas pesquisas.

Para mais informações visite o site do Schweeb e do Google 10^100.