O Urban Trash Art, projeto dos artistas plásticos paulistanos Pado e Rodrigo Machado, trouxe para o festival SWU – Starts With You – uma escultura gigante feita de lixo, que esteve em exposição durante todo o evento, entre os dias 9 e 11 de outubro na Fazenda Maeda, em Itu (SP).

escultura swu

Escultura queria mostrar para o público como os resíduos podem ser reaproveitados. (Foto: Divulgação)

Intitulada “Centopeia”, a mega construção tem cerca de duas toneladas e meia de material coletado nas ruas de São Paulo e mede aproximadamente 26 metros de comprimento, seis de altura e sete de largura.

O projeto Urban Trash Art começou em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte.

A ideia é reaproveitar objetos e todo tipo de material não-orgânico que já teve utilidade e foram descartados pelo homem para conceber esculturas nas mais variadas formas e dimensões.

A proposta é transformar o lixo em arte, como meio e fim, e atribuir outro significado para algo que aparentemente está morto e com o qual ninguém se importa mais.

Pado trabalha desde 1998 com processos orgânicos de criação, pesquisando a reciclagem de materiais para criar obras de arte sustentável a partir de métodos simples de execução e experimentação de vários suportes e materiais, principalmente metal e madeira. Já Rodrigo Machado é formado em licenciatura em artes plásticas pela FAAP e também fotografa questões relacionadas a lixo e meios urbanos.