Para ajudar empresas e consumidores, o Grupo SustentaX lança o Guia SustentaX de Comunicação Sustentável, que pretende criar um parâmetro para identificação da sustentabilidade realmente praticada pela indústria. E o Selo SustentaX é uma ferramenta que identifica os produtos que já foram testados e aprovados.

Como forma de avaliação, foram criados três atributos para as ações sustentáveis de uma empresa: os essenciais, que não podem faltar para obtenção do selo, tais como a salubridade e qualidade do produto e a responsabilidade social e ambiental da empresa; os complementares, que identificam a sustentabilidade existente nos processos de concepção, fabricação e comercialização; e ainda os suplementares, que não interferem nas características do produto em si, como a compensação das emissões de carbono.

“O Selo Sustentax não estaria cumprindo seu papel se não materializasse o que o consumidor mais deseja mas que muitas vezes não é capaz de expressar por não ter conhecimento mais profundo sobre o tema”, comenta Newton Figueiredo, Presidente do Grupo SustentaX. Geralmente, o selo é atribuído aos produtos que apresentam todos os atributos essenciais e pelo menos um complementar.

Já o guia pretende ajudar as empresas a saberem comunicar suas ações sustentáveis para o público e evitar a “maquiagem verde” (produtos que são caracterizados como sustentáveis incorretamente, iludindo o consumidor. Um exemplo é usar embalagens recicladas e não alterar mais nada do processo de fabricação).

O Grupo SustentaX faz consultoria sustentável em vários segmentos. O selo não avalia produtos alimentícios ou eletroeletrônicos. O monitoramento das empresas é feito anualmente, sempre incorporando novas exigências. O guia e a lista completa dos produtos com o selo estão disponíveis no site: www.SeloSustentaX.com.br