Elevadores ecologicamente corretos já são produzidos no Brasil pela empresa ThyssenKrupp Elevadores. Os equipamentos não tem engrenagem (gearless) e não necessitam de óleo lubrificante para a manutenção. Além disso, a iluminação dessa linha é feita com lâmpadas de LED, que pode ter uma emissão de CO2 de até 82% menor que a de outros sistemas.

“As máquinas Gearless representam a mais nova tecnologia em motores para elevadores. A partir de imãs permanentes, possuem rendimento superior que aumentam a eficiência do elevador. Por isso, gastam menos energia. A manutenção dispensa o uso de óleo lubrificante, diferencial que contribui com o meio ambiente, pois o óleo é um agente poluidor”, explica Marcelo Nery, Vice President Supply Chain Management da ThyssenKrupp Elevadores.

elevador

Lâmpadas de LED nos elevadores. (Foto: Divulgação)

Já a utilização de lâmpadas LED está sendo gradativamente implementada em todas as linhas. Além disso, a troca pode ser feita na modernização de elevadores antigos.

Programa Eficiência Sustentável

O Programa Eficiência Sustentável foi lançado em 2009 e tem como objetivo diminuir os níveis de consumo de recursos naturais não renováveis e a emissão de CO2 até 2019.

“A meta da empresa é compensar 100% da emissão de CO2 da fábrica até o final de 2010, referente ao inventário de 2009, e dar continuidade aos projetos do programa de sustentabilidade”, comenta Nery.

embalagens utilizadas em elevadores

As embalagens de madeira estão sendo substituídas pelas de papelão, que são recicláveis. (Foto: Divulgação)

Há 16 anos, a ThyssenKrupp Elevadores já se preocupa com a sustentabilidade na fabricação e nos produtos que comercializa. O primeiro passo foi organizar a coleta seletiva e o encaminhamento correto dos resíduos. Há cinco anos, a empresa adotou o sistema de elevadores sem casa de máquinas que utiliza contrapesos mistos de concreto e aço, o que reduz o volume de sucata e a emissão de CO2. Além disso, é realizado o tratamento de efluentes e de esgoto sanitário. Hoje, 100% dos resíduos da fábrica são reciclados ou enviados para locais corretos.

A ThyssenKrupp Elevadores foi a primeira empresa desse setor a obter a ISO 14001, norma que estabelece diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental. Dentro da empresa, entre os funcionários, a empresa incentiva várias ações sustentáveis e tem uma campanha para recolher o óleo de cozinha, que então é encaminhado para locais de reciclagem. O óleo lubrificante usado em manutenções de equipamentos também é encaminhado para reciclagem.