A Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi criou o Núcleo de Estudos em Produção mais Limpa, dedicado à pesquisa de estratégias produtivas para evitar ou minimizar a geração de resíduos e a promover a utilização eficiente de energia. O objetivo é identificar, aplicar e desenvolver tecnologias limpas que proporcionem ganhos econômicos para as organizações e benefícios ao meio ambiente.

Errbanol, o carro desenvolvido pelos alunos de Engenharia, percorreu 140 quilometros com um litro de etanol. (Foto: Divulgação)

O Núcleo está estruturado em três linhas de pesquisa principais: Manejo Sustentável dos Recursos Hídricos, Padrões Racionais de Consumo Energético e Sustentabilidade e Inovação em Produção mais Limpa.

“Responsabilidade social e sustentabilidade estão hoje nas agendas de grandes corporações e até empresas de pequeno porte. A criação do grupo de pesquisa oferece aos alunos a oportunidade de acompanhar as principais tendências do mercado”, afirma José Carlos Jacintho, coordenador do Núcleo de Estudos de em Produção mais Limpa da Anhembi Morumbi.

A Escola de Engenharia e Tecnologia já desenvolve projetos de eficiência energética. Em agosto, os alunos dos cursos de Engenharia venceram a Maratona de Eficiência Energética 2010, com um carro capaz de percorrer 140 quilômetros com apenas um litro de etanol.