O IV Eco São Paulo reúne engenheiros entre os dias 17 e 19 de novembro para propor iniciativas sustentáveis no contexto econômico brasileiro. A desafio se refere principalmente às obras de infraestrutura para a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016, além da exploração da camada pré-sal.

O principal ponto das discussões é ampliar o crescimento econômico do país sem comprometer os recursos para as gerações futuras.

“Como percebemos, cada vez mais o tema sustentabilidade ambiental vem sendo sedimentado na cultura brasileira. Foi tema dos presidenciáveis e é tema no mundo inteiro. E o mais importante é mostrar que crescimento e preservação ambiental não são ideias antagônicas. A engenharia pode ajudar muito na busca desse ideal sustentável”, garante o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Pinheiro.

Um dos temas debatidos será como montar uma infraestrutura de abastecimento de carrtos elétricos, opções menos poluentes que o uso de combustíveis. Outro ponto é o uso de nanotecnologia na agricultura, podendo melhorar e aumentar a produção por área.

O ciclo de debates é promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e pela Federação Nacional dos Engenheiros e acontece entre os dias 17 e 19 de novembro no Novotel São Paulo Center Norte. Mais informações e inscrições podem ser feitas no site do evento.