Cada vez mais, as empresas se preocupam com o meio ambiente e a comunicação sustentável. Uma maneira de passar essa informação para os clientes é o uso dos brindes sustentáveis, como ecobags ou outros objetos de material reciclado. Os produtos muitas vezes podem ser personalizados, veiculando também a marca.

Bolsas da Tabata mandam mensagens sobre sustentabilidade junto com a marca. (Foto: Divulgação)

Um exemplo é a empresa Tabata, que produz ecobags. A iniciativa começou em 2009 e tem crescido desde então. Para Michel Chibeni, responsável pelo marketing da empresa, comenta que outro benefício desses produtos é ter uma durabilidade maior, ao contrário de outros brindes que muitas vezes vão para o lixo rapidamente.

“Alguns clientes (os que compram para dar nossos materiais) não sabem ou não se preocupam em passar para o consumidor final (usuários finais que utilizam a bolsa) o conceito de sustentável, e nosso departamento de marketing e criação desenvolve artes bem elaboradas que consigam agradar os olhos dos consumidores finais e financeiramente o cliente que se promoveu com um dos nossos produtos”, comenta Michel.

Mesmo assim, é sempre importante lembrar que não adianta entregar os brindes para pessoas que não necessariamente vão querer usar o produto. Dessa maneira, os produtos não seriam usados ou até iriam para o lixo, o que não seria nada sustentável.

“Apesar de alguns clientes solicitarem e não saberem realmente como utilizar as bolsas ecológicas em suas campanhas promocionais, o depertamento de comunicaço e arte cria as estampas para aprovação dos leiautes das sacolas com frases e slogans que direcionam externamente os que avistarem alguma bolsa na rua, ou seja, o bolsa fala com o receptor da mensagem diretamente quando a veem”, finaliza Michel.

Outras opções de brindes ecológicos são camisetas de garrafa PET reciclada (como as da Fujiro), ou objetos de papelaria com materiais reciclados (o GrupoEco tem diversas opções).

A Tabata também tem um blog sobre sustentabilidade e inciativas da área.