O Eco-Rally, evento que ocorre anualmente na Inglaterra, quer mostrar para o público e até testar maneiras de transporte sustentável. Fazendo corridas com veículos alternativos em várias cidades e até convidando celebridades para participar da campanha, o evento mostra que tecnologias alternativas já existem e que pequenas mudanças nos carros já podem torná-los mais verdes.

Carro movido à hidrogênio, é um Ford Focus modificado, usando o mesmo motor com um combustível verde. (Foto: Bridgestone Eco-Rally)

O evento começou em 2007 e é organizado pela Revolve, empresa de consultoria de Londres, que promove e incentiva o uso de melhores formas de transporte, incluindo novos combustíveis ou tecnologias. Os patrocinadores do evento também são empresas que se preocupam com a sustentabilidade.

Segundo Steven Glaser, fundador da Revolve, o ponto principal do Eco-Rally é ter a atenção do público e da mídia para a questão do transporte sustentável. E fazer as corridas em cidades é justamente aproximar essa nova realidade do público.

“ As pessoas no Reino Unido já estão conscientes da sustentabilidade, mas ainda são céticas e ignoram a existência de veículos e tecnologias que já estão nas lojas. O mais surpreendente para o público do Eco-Rally é o número considerável de veículos que têm soluções para as questões ambientais e que podem ser considerados baratos por serem uma opção ecológica. O que nós tentamos é encorajar as inovações em tecnologias ecológicas e ao mesmo tempo criar mercado para essas mudanças”, comenta Steven.

O Mini E é um carro elétrico com uma bateria de maior duração. (Foto: Pete Skinner/ Eco-Rally)

Para que a realização do evento seja também sustentável, todos os aspectos são regularmente revistos e renovados. Eles não usam infra-estruturas muito pesadas ou grandes, para evitar desperdícios no transporte, e usam todas as alternativas sustentáveis que já existem (como impressão dos banners com tintas sustentáveis e materiais reciclados). Além disso, a pegada ecológica é neutralizada.

“Ler sobre isso é incrível, mas ver é acreditar”, finaliza Steven Glaser.

Nos próximos anos, a empresa estuda a ampliação do Eco-Rally para outros países.

Para mais informações, visite o site do Eco-Rally.