Imprimir somente o necessário, de acordo com o número de pedidos feitos, sem criar estoques ou desperdício de papel. Esse é o objetivo da editora PoD (Print on Demand, ou impressão sob demanda). A proposta é usar a impressão digital e armazenar apenas arquivos. Assim, quando existe a necessidade, a impressão do material é realizada.
Dessa maneira, a empresa acredita que é possível oferecer ao público uma variedade maior de títulos e evitar que obras sejam esgotadas.
Para João Luiz Struchiner, um dos sócios da empresa, o valor unitário do produto é um pouco maior que os produzidos no sistema convencional, mas o preço final para o consumidor é quase o mesmo.
“ A enorme vantagem é a diversidade de títulos que podem ser lançados. E o custo extremamente competitivo de poder experimentar com estes novos títulos. Outras vantagens – que tornam o problema do preço irrelevante – são: estoque zero, catálogo sempre disponível,custo de atualização de conteúdo baixíssimo e possibilidade de atender ao cliente com produto individualizado”, comenta João.
Quanto ao papel utilizado, normalmente são reciclados, já que os de polpa pura são frágeis e têm pouca durabilidade. Mas a impressão pode ser feita com diferentes materiais, exceto papel artesanal, que por ser irregular na espessura e conter impurezas pode danificar o equipamento.
Para os autores interessados, a editora conta hoje com cerca de 200 títulos regulares, sendo 40 com o o próprio selo da PoD. Os clientes podem também optar por assumir o custo das vendas, usando editora como uma espécie de gráfica. A velocidade de impressão é de cerca de 250 livros de 200 páginas por dia.Segundo João, a impressão sob demanda pode ser uma alternativa mais sustentável para a permanência dos livros de papel.
“Sem dúvida, a impressão por demanda é uma ferramenta administrativa útil. Chris Anderson, em ‘A Cauda Longa’, tem um excelente estudo sobre os diversos nichos de mercado. E, de uma forma geral, o ‘on demand’ é a grande ferramenta para se alcançar esse mercado consumidor, que pode movimentar uma enorme quantia de dinheiro. E, quando falo em ‘on demand’, não penso somente no livro. Tem toda uma gama de ‘serviços’ sob demanda, como música, poster, camiseta…”, finaliza João.
Um exempo de produto da editora é o livro Aquecimento Global em Cartuns. Para ver os títulos disponíveis e mais informações sobre as publicações, acesse o site da PoD.
Parabens pelo depoimento cauteloso do Prof. João Struchiner dentro de uma realidade dos novos tempos de mudanças incriveis e avassaldoras.
Prof. Arievaldo Alves de Lima
Achei genial a idéia e seu depoimento!Successo!
Gente,
Eis aqui uma revolução no mundo editorial. Através de uma editora do tipo Print On Demand, o autor novato tem a chance de publicar seu livro, sem o risco de ser recusado pelas grandes editoras.
Que os demais colegas iniciantes no mundo do livro sigam o meu exemplo, que já publiquei seis romances e dois outros títulos, através da PODEDITORA.
Alvanir
Parabéns João,
agora já sei a quem procurar para publicar meu livro.
A Saga dos Von Held.
Sucesso!!
Abraço do seu irmão.
Joao, percebo que vc está sempre antenado com as exigencias editoriais. Ainda bem que eventualmente já tenho utilizado do metodo, atendendo pedidos de meu livreto. Parabens, abços. Aderbal
Para cada novo problema uma nova boa ideia. Assim se faz a história. Parabéns João.
Temho um livro de poesia para publicar,gostaria que fosse feito com vcs.favor entar em contato
Gostaria de saber como publicar um livro com vcs
não ficou claro que estes comentarios são reais, estou a dias querendo fazer um orçamento com essa Editora e não consigo
Cuidado com Vcs
Olá Gerson! A Atitude Sustentável é um site de notícias apenas. Para essas informações, você precisa falar diretamente com a Editora PoD. O site deles é esse: http://www.podeditora.com.br/?lang=pt_BR Obrigada pelo interesse.