Imprimir somente o necessário, de acordo com o número de pedidos feitos, sem criar estoques ou desperdício de papel. Esse é o objetivo da editora PoD (Print on Demand, ou impressão sob demanda). A proposta é usar a impressão digital e armazenar apenas arquivos. Assim, quando existe a necessidade, a impressão do material é realizada.

Dessa maneira, a empresa acredita que é possível oferecer ao público uma variedade maior de títulos e evitar que obras sejam esgotadas.

Para João Luiz Struchiner, um dos sócios da empresa, o valor unitário do produto é um pouco maior que os produzidos no sistema convencional, mas o preço final para o consumidor é quase o mesmo.

“ A enorme vantagem é a diversidade de títulos que podem ser lançados. E o custo extremamente competitivo de poder experimentar com estes novos títulos. Outras vantagens – que tornam o problema do preço irrelevante – são: estoque zero, catálogo sempre disponível,custo de atualização de conteúdo baixíssimo e possibilidade de atender ao cliente com produto individualizado”, comenta João.

Quanto ao papel utilizado, normalmente são reciclados, já que os de polpa pura são frágeis e têm pouca durabilidade. Mas a impressão pode ser feita com diferentes materiais, exceto papel artesanal, que por ser irregular na espessura e conter impurezas pode danificar o equipamento.

Para os autores interessados, a editora conta hoje com cerca de 200 títulos regulares, sendo 40 com o o próprio selo da PoD. Os clientes podem também optar por assumir o custo das vendas, usando editora como uma espécie de gráfica. A velocidade de impressão é de cerca de 250 livros de 200 páginas por dia.

Segundo João, a impressão sob demanda pode ser uma alternativa mais sustentável para a permanência dos livros de papel.

“Sem dúvida, a impressão por demanda é uma ferramenta administrativa útil. Chris Anderson, em ‘A Cauda Longa’, tem um excelente estudo sobre os diversos nichos de mercado. E, de uma forma geral, o ‘on demand’ é a grande ferramenta para se alcançar esse mercado consumidor, que pode movimentar uma enorme quantia de dinheiro. E, quando falo em ‘on demand’, não penso somente no livro. Tem toda uma gama de ‘serviços’ sob demanda, como música, poster, camiseta…”, finaliza João.

Um exempo de produto da editora é o livro Aquecimento Global em Cartuns. Para ver os títulos disponíveis e mais informações sobre as publicações, acesse o site da PoD.