Daniel Isfer Zardo com o clorofitus, planta utilizada na construção do Telhado Verde. (Foto: João Borges)

Daniel Isfer Zardo com o clorofitus, planta utilizada na construção do Telhado Verde. (Foto: João Borges)

O Ecohabitare Sistemas Sustentáveis, projeto da PucPr, recebeu um prêmio na Alemanha, no Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais. O aluno que representou o trabalho, Daniel Isfer Zardo, foi nomeado Embaixador Ambiental Mundial da Bayer 2010 em um evento em novembro.

O projeto desenvolve diversos materiais para construção sustentável, como o tijolo ecológico (que leva pó de mármore resultando do corte de peças em indústrias), telhado verde, horta vertical e calha com captação da água da chuva (feita com materiais recicláveis).

“O projeto do tijolo ecológico é acessível para as classes menos favorecidas. A intenção é criar oficinas piloto para as comunidades, e fornecer os resíduos industriais necessários para desenvolver o material. É o caso do tijolo de pó de mármore: as indústrias ficam na Região Metropolitana de Curitiba e até 40% do material é perdido no corte. Queremos fazer outras composições, com outros materiais, de acordo com cada região, facilitando o transporte”, comenta Fernando Arns, o professor orientador do projeto Ecohabitare.

Fernando Arns, coordenador do projeto Ecohabitare.

Fernando Arns, coordenador do projeto, com o Tijolo Ecológico, de pó de mármore. (Foto: João Borges)

O núcleo conta com a participação de 28 alunos de vários cursos da universidade, incluindo mestrandos e intercambistas.

Para o professor, é importante buscar parcerias para ter acesso à tecnologias e técnicas, como a empresa Bayer que também desenvolve projetos para materiais de construção.

“ O que queremos é não ficar com essa tecnologia dentro dentro da universidade, mas levar para ela para a comunidade que está precisando. Não adiante a gente evoluir aqui, e tornar isso um livro é fácil, mas tornar em um produto viável é outra questão”, finaliza Fernando.