Para quem quer mais ideias sobre sustentabilidade e reciclagem em casa, o InventeAqui pode ser uma boa opção. O site foi criado pelo engenheiro recém formado Luiz Carlos Chaves Rocha, que queria um lugar para publicar suas invenções, permitindo com que outras pessoas tivessem acesso ao conteúdo. A página evoluiu e agora o conteúdo é colaborativo, tendo informações para quem busca pequenas soluções para o dia-a-dia.

Rádio reciclado do site InventeAqui.

O rádio é feito com papelão e outras peças. (Foto: InventeAqui)

O InventeAqui é um dos primeiros sites de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) do Brasil. Além disso, várias das idéias reciclam ou reutilzam vários materiais. É o caso da calha feita com garrafas de refrigerante, o pufe de garrafas PET ou bijouterias de latas de azeite.

Para Luiz, a invenção mais interessante foi o rádio de papelão reciclado. “É uma invenção muito interessante, pois é simples e qualquer pessoa pode fazer tornando-se um meio de diversão para pessoas de todas as idades”, comenta.

A sustentabilidade começou cedo na vida de Luiz, quando seu avó transformava latinhas em copos. Hoje, o engenheiro tenta repassar essa mensagem adiante, e o site se tornou um aliado.

“Cada vez mais vemos os usuários trocando comentários, perguntando suas dúvidas sobre os projetos e comentando que irão refazer em casa de outras maneiras”, finaliza Luiz.