Lapa, cidade paranaense com cerca de 42 mil habitantes, adotou uma iluminação urbana com lâmpadas LEDs. A ação foi feita pelas empresas OSRAM, multinacional alemã e uma das líderes no setor de iluminação no país, em parceria com a OPTO, empresa especializada em comercialização de tecnologias em sinalização, após licitação.

A modernização foi feita em partes das ruas do Jardim Montreal, Vila São Benedito e do bairro São Lucas. O resultado foi tão positivo que a Prefeitura já estuda a expansão do projeto para outras regiões.

Lâmpada sustentável de LED.

A lâmpada utilizada é a LED Golden DRAGON Oval Plus, da OSRAM. (Foto: Divulgação)

A cidade foi umas das primeiras no país a utilizar os Golden DRAGON Oval Plus em iluminação pública, substituindo as tradicionais lâmpadas de vapor de mercúrio de 80W e 100W. No entanto, segundo dados da multinacional alemã, o interesse por essa solução vem aumentando em outros municípios por dois motivos principais: a iluminação pública é o maior consumidor de energia nas cidades, porque a troca pelos LEDs oferece redução no custo de manutenço.

No caso de Lapa, o projeto piloto, que contemplava a instalação de 190 luminárias, prevê uma economia de cerca de 30 megawatts anuais, o que comprova a estimativa da companhia.