Lavar roupas é necessário, mas o impacto ambiental do processo é grande. Empresas estão investindo nesse mercado, um reflexo da preocupação dos consumidores com a sustentabilidade. Porém, pequenas iniciativas e mudanças já podem ajudar o meio ambiente durante essa tarefa.

Se a lavagem utilizar a máquina, algumas medidas são simples, como deixar a roupa acumular e lavar o máximo de quantidade que o fabricante informa. Assim, a mesma quantidade de água será utilizada para lavar mais peças. Outro detalhe é a temperatura da água, pois cerca de 90% da energia utilizada é para aquecê-la. A maioria das roupas não necessita da água quente para a limpeza, grande parte dos detergentes são eficazes na água fria. Optar pelo ciclo mais curto para as roupas leves também é uma opção, ainda sem exceder no sabão. O excesso não ajuda na limpeza das roupas, além de dificultar o enxágue haverá desperdício de energia.

Há alternativas criativas, ou revolucionárias que pretendem mudar o mercado. No ano que vem, a empresa britânica Xeros pretende lançar a sua máquina de lavar que utiliza apenas água reutilizável. Pequenas pastilhas de nylon são colocadas junto com as roupas removendo sujeiras e manchas com a vantagem de consumir 90% menos água comparada às máquinas convencionais. Além disso, as pastilhas tem 500 ciclos de vida útil.XerosA francesa Haier lançou WasH2O, que não utiliza sabão em pó. O sistema quebras as moléculas de água originando átomos ácidos e alcalinos, que conseguem penetrar no tecido mais o que a água. Íons matam as bactérias das roupas e ainda manchas são clareadas. A Haier defende a invenção afirmando que é 25% mais ecológica que os modelos mais utilizados no mercado, além de lembrar que o sabão em pó pode ser fabricado utilizando petróleo, não sendo biodegradável.HaierAlgumas pessoas vão mais além em prol da roupa limpa e da consciência ecológica. O inglês Alex Gadsden criou a Cyclean Machine, juntando uma máquina de lavar roupas com a sua bicicleta. Funcionando por pedaladas, a invenção que tomou 20 semanas do ciclista reutiliza peças de ferros velhos. No momento ela é apenas um protótipo, mas Gadsden está arrecadando dinheiro em seu site para fazer um passo a passo de como fazer uma Cyclean.A bicicleta também está no projeto dos estudantes franceses da École Supérieure d’Art d’Aix-en-Provence. Com rodas, pneus, bambu e um painel solar conectado com o motor elétrico reciclado, a máquina DIY funciona com a luz do sol.DIY