A sustentabilidade deve fazer parte da vida de todas as pessoas, inclusive das crianças. Por isso, o Dice English Course, curso de inglês especializado no ensino de línguas para crianças, dá um grande exemplo de como a sustentabilidade por ser aplicada em várias disciplinas. Por meio de atividades interativas, o curso conscientizou as crianças sobre a preservação do meio ambiente e o consumo de alimentos sustentáveis.

As crianças apresnderam sobre armazenamento de alimentos, plantações rotativas e até a edição de livros sobre alimentação, sempre em inglês. O projeto de agricultura orgânica inclui também plantações hidropônicas.

educação infantil sustentável.

Crianças plantaram e prepararam os alimentos, participando de todos os processos. (Foto: Divulgação)

O projeto já foi feito com cerca de 80 crianças. Para Eloísa Lima, mestre em neurolinguística da UFRJ, a melhor maneira de se passar uma informação para uma criança é através de jogos e interações. Por isso a sustentabilidade deve também ser inserida nesse contexto.

“É um tema que se não for trabalhado no fazer (na prática), não há como a criança lidar com a questão, internalizar e sustentar uma atitude inteligente nesse sentido. E, com relação a essa ou aquela “disciplina” específica do currículo escolar, não há hoje mais espaço para se lidar com uma educação em módulos, isto é, com “matérias” soltas de um contexto vivencial. Sem interdisciplinaridade, não se “ensina” mais! Aula expositiva, destrói o processo de aprendizagem e a linguagem dessa temática demanda uma mudança de paradigma”, sustenta Eloísa.

A Dice English Course fica no Rio de Janeiro. Mais informações no site.