Para agregar o desenvolvimento social e o desenvolvimento sustentável, o Design Possível é uma rede de desenvolvimento que conta com a participação de estudantes, profissionais, ONGs e empresas. Para a realização do trabalho, são formados grupos que são acompanhados pelo Design Possível em todas as etapas: de aprendizagem, desenvolvimento do produto e venda, até que possam exercer o trabalho sozinhos.

Produtos feitos pelo Cardume de Mães, com lonas de publicidade.

Produtos feitos pelo Cardume de Mães, com lonas de publicidade. (Foto: Divulgação)

Exemplos de grupos é o Reciclando Papéis e Vidas, que qualifica detentos do regime semi aberto a fazerem a reciclagem de papéis artesanais e o Núcleo de Moda e Design do Projeto Arrastão, que proporciona a mães e jovens uma formação criativa e comercial diferenciada. Desse núcleo surgiu o grupo Cardume de Mães, que confecciona produtos com lona de publicidade reutilizada.

“O Design Possível surgiu a partir da necessidade de grupos produtivos, constituídos ou em fase de construão, que necessitavam de formação técnico-empreendedora para conseguir de fato se tornarem sustentáveis. Nesse sentido, as ONGs e empresas parceiras que sediam e atendem em primeiro momento esses grupos é que costumam buscar o Design Possível. Muitas vezes também conhecemos alguns grupos com essa dificuldade e oferecemos uma parceria, com a formação técnico-empreendedora. Portanto, a iniciativa normalmente provém das ONGs e empresas parceiras”, comenta Isadora Candian dos Santos, assistente de Coordenação Administrativa.

Para os grupos, a sustentabilidade é vista não só como uma maneira de ajudar o meio ambiente, mas também como uma maneira de se estabelecerem comercialmente.

Quem tem interesse em adquirir os produtos, pode acessar a loja virtual, entrar em contato pelo e-mail (comercial@designpossivel.org ) ou visitar a loja do Projeto Arrastão (Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255 – Campo Limpo). Mais informações no blog do Desing Possível.