O projeto Urban Bike, inovador no Brasil, tem como principal objetivo ajudar na inserção de ciclistas na mobilidade urbana. Dessa maneira, eles oferecem vários serviços para novos ciclistas e para turistas descobrirem São Paulo de uma nova maneira. O projeto piloto é instalado no Hotel Unique e estará aberto para o público em julho de 2011.

Os serviços oferecidos pela U-Bike são o Personal Biker, que acompanha ciclistas iniciantes em suas primeiras pedaladas e ajuda na escolha de rotas mais seguras, e os Bike Tours, que são passeios para grupos de ciclistas na cidade com roteiros diferentes.

A U-Bike pretende organizar passeios a pé também.

“O U-Bike é um projeto que nasceu da necessidade de aumentar os postos de trabalho com bicicleta nas cidades, então pensamos que  um ciclo-condutor ou um ‘personal Biker’ cumpre esse papel. O projeto não visa lucro e está sendo operado pelo Instituto parada Vital”, comenta Lincoln Paiva, presidente da Green Mobility, especialisra em Mobilidade Sustentável e criador do projeto.

A maior importância de inciativas como essa é mudar a mobilidade urbana. Em São Paulo, o setor de transportes é responsável por 70% das emissões de gases do efeito estufa. Caso não haja uma redução desse número, as mudanças climáticas e as 7.000 mortes anuais em decorrencia de gases tóxicos veiculares irão aumentar em breve, segundo estimativas do Dr. Paulo Saldiva da USP.

Para Lincoln, a maior dificuldade dos novos ciclistas é conseguir se posicionar no trânsito da cidade, por isso é importante que isso seja feito com companhia de pessoas experientes, os chamados Bike Anjo. “ É importante pedalar algumas semanas com um Bike Anjo. Em todas as cidades brasileiras há uma ONG ou um grupo de ciclistas, o primeiro passo é fazer um contato e pedalar junto. Para andar na cidade é preciso ter coragem e informação necessária para ocupar o espaço na rua, o perigo é ficar muito próximo da calçada ou em vias de ônibus, mas isso vai aprendendo com o tempo”, explica Lincoln.

Ainda assim, a equipe da U-Bike ainda está testando as melhores rotas para fazer tanto com turistas e com iniciantes. São caminhos alternativos, com menos movimento, o que pode representar mais segurança. Para os turistas, o grupo oferece todos os equipamentos necessários para os passeios.

O projeto é uma realização da Green Mobility e da ONG Parada Vital, com apoio do Hotel Unique, da Caloi e da Prefeitura de São Paulo. Mais informações no site da U-Bike.