Uma das maneiras mais eficazes para conseguir economizar energia é fazer o monitoramento de gastos, relacionando com os aparelhos que mais gastam. Dessa maneira, é possível evitar e diminuir o uso deles ou até achar uma maneira alternativa de se fazer a mesma coisa. E essa ação não traz benefícios apenas para o meio ambiente, mas também diminuí os gastos no fim do mês.

Google PowerMeter

Google PowerMeter: monitorar a energia, usar menos e economizar energia e dinheiro.

A novidade é o sistema do Google PowerMeter. Ele permite que o usuário veja o gasto de cada aparelho e tente economizar justamente neles, podendo diminuir de 5% a 15% dos gastos anuais. E uma parceria com a Blue Line Innovation permite com que o usuário também meça a pegada de carbono via computador ou Smartphone. Por último, a ferramenta faz uma estimativa do preço da conta.

O Google PowerMeter permite o compartilhamento das informações em fóruns e com especialistas, como incentivo para que as pessoas debatam e troquem informações sobre como economizar energia em suas próprias casas.

Exemplo de gráfico do Google PowerMeter, que mostra gastos de cada aparelho.

A ferramenta é gratuita, mas só está disponível para o Reino Unido, os EUA, o Canadá, a Alemanha, a Austrália e a Nova Zelândia. Ainda não há previsão de chegada no Brasil.

Outra maneira de fazer isso é através de aparelhos de medida, como o MEDE, que apresenta várias medidas e pode ajudar inclusive a detectar problemas na instalação da rede.