Tim Delger, designer norte-americano, criou móveis reutilizando placas de trânsito. Tudo começou quando ele precisava de uma mesa e achou uma placa de madeira abandonada na rua. Quando chegou em casa, usou ao máximo a peça, tentando criar a menor quantidade de retalhos possível. Como várias pessoas gostaram, ele resolveu continuar com o projeto.

Móveis sustentáveis de Tim Delger.

Tipos diferentes de cadeiras e mesas fazem parte do trabalho de Tim. O designer quer tirar a tipografia das placas de apenas um plano. (Fotos: Divulgação)

Para Tim, reutilizar materiais não chega a ser uma causa, mas uma fonte de inspiração. “Eu amo os limites e desafios apresentados por um objeto que já existe. Objetos que já tenham servido aos seus propósitos e foram descartados são muito interessantes. Dar uma nova vida a esses materiais em um novo formato traz muita personalidade para uma peça”, comenta.

Outros contatos do artista e designer com a sustentabilidade foram realizados no próprio apartamento, onde vive com a mulher. Eles usaram gavetas como prateleiras ou armários como prateleiras de livros. As peças e a montagem do apartamento foram documentadas no blog Apartment 205.

Tim garante que as placas tem uma origem garantida. “Apesar do que você pode pensar inicialmente, eu comprei as placas em lojas e bazares. Claro, eu não consigo ter certeza de onde as pessoas conseguem as placas, mas eu não vou no meio da noite tirar as placas das rodovias”.