Veja dicas de como economizar energia na sua casa:

Iluminação

1. Utilizar cores claras nas paredes internas e no teto maximiza a luz existente no ambiente.
2. A iluminação deve ser feita de acordo com o tamanho e finalidade do ambiente. Assim, uma sala de televisão não precisa de lâmpadas fortes e em grande quantidade, ao contrário de uma sala de estudos, por exemplo.
3. A iluminação natural deve ser aproveitada ao máximo, por isso deixe as cortinas abertas durante o dia. Se a casa estiver em fase de construção, tente deixar as janelas posicionadas nos lados que recebem mais sol do terreno.
4. Usar lâmpadas fluorescentes ou de LED.

ambiente com cores claras.

O ambiente com paredes e teto claros e janelas abertas favorece a iluminação natural. (Foto: Divulgação)

Banheiro

5. No verão, use a menor potência possível do chuveiro.
6. Pense na instalação de sistemas de aquecimento de água por energia solar. Eles já estão mais acessíveis e necessitam de pouca manutenção. Essa ação é ainda mais fácil em casas em construção. No site da Ong Socidade do Sol você pode fazer o download de como fazer um sistema de aquecimento sozinho.
7. Evite banhos longos.

Cozinha

Selo de eficiência energética.

Selo mostra a eficiência energética de aparelhos eletrônicos: "A" para os que utilizam menos energia e "G" para os que utilizam mais.

8. Em geladeiras sem o sistema frost-free, o desgelo deve ser feito periodicamente, pois melhora a eficiência do aparelho.
9. Evite colocar alimentos que ainda estejam quentes no refrigerador.
10. A geladeira não deve ser posicionada próxima a lugares quentes, como fogões ou janelas.
11. Evite deixar a porta aberta por períodos mais longos e abra o menos possível.
12. Não utiliza a parte de trás para secar roupas.
13. Confira a vedação da porta. O teste é simples: posicione uma folha de papel entre a porta e a geladeira e feche. Se a folha for facilmente retirada, é necessário trocar as borrachas de vedação.
14. Quando for comprar um aparelho novo, escolha os modelos com melhor eficiência energética. Esses dados são fornecidos em uma etiqueta fixada no próprio aparelho.

Aparelhos eletrônicos

15. Não deixe aparelhos eletrônicos ligados na tomada quando não estão em uso. Eles continuam gastando energia. O mesmo vale para transformadores.
16. Deixe acumular roupas limpas para passar e faça isso uma única vez. Assim, o calor do ferro de passar é melhor utilizado. Além disso, pindurar as roupas no varal de maneira correta e alisar antes de passar podem economizar tempo e energia na hora de passar roupa.
17. Acumular produtos vale também para as máquinas de lavar roupa e louça, que sempre devem ser usadas na capacidade máxima.

Fonte: Universidade Federal de São Carlos