Iniciativa do grupo de advocacia CEOs for cities, o site Give a Minute faz uma simples pergunta para a cidade de Chicago: “Hey, Chicago, o que te incentivaria a caminhar, pedalar e usar o transporte público mais vezes?”. A ideia é que os internautas façam sugestões via mensagens por celular ou pelo próprio site.

É um novo tipo de diálogo público, que leva apenas alguns segundos para uma sugestão ser apresentada, fazendo melhorias na cidade e entrando em contato com quem está interessado em fazê-las. Em Chicago, quem está ouvindo as sugestões são Ron Burke, diretor executivo da Active Transportation Alliance, Terry Peterson chairman do Chicago Transit Board e Stan Day, presidente e CEO da SRAM. Segundo o Give a Minute, eles responderão com mensagens pessoais as ideias favoritas postadas no site.

Give a minute website

Give a Minute propõe um debate público sobre melhorias na cidade de Chicago

As mensagens ficam postadas num mural virtual no site, em tempo real. Por enquanto a única cidade com esse sistema disponível é Chicago, mas o site já indica que as próximas serão Memphis, Nova Iorque e San Jose, todas americanas. Mas é uma iniciativa que pode inspirar muitos outros países a escutar a população para resolver problemas urbanos.