Cada vez mais opções de brinquedos ou de entretenimento infantil sustentáveis estão disponíveis no mercado. É o caso da nova loja Pense, as atividades promovidas pela empresa portuguesa Science4you ou as novas parcerias da Tuktuk Mamamuk.

A Pense Brinquedos foi idealizada em Porto Alegre (RS) para transformar a educação ambiental em uma atividade lúdica e atrativa. Além dos produtos serem sustentáveis, as brincadeiras devem ser lições para o futuro.

Entre os produtos estão a bicicleta Stepi, finalista do prêmio Idea Brasil 2010. O brinquedo é uma espécie de bicicleta feita em madeira e sem pedais. A criança deve se impulsionar com os pés, desenvolvendo as percepções de equilíbrio.

Brinquedos da Pense.

A Stepi foi fábricada em várias cores. Outra opção da Pense Brinquedos é cabana Opy, feita em papelão. (Fotos: Divulgação)

Já a Tuktuk Mamamuk fez novas parcerias para a loja e agora vende produtos da Unicef e da Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer). Parte da renda obtida é revertida para os projetos.

Brinquedos sustentáveis da Tuktuk Mamamuk

Lápis de cor ecológicos e blocos de montar na Unicef. Quebra-cabeça da Tucca. (Foto: Divulgação)

Já a Science4you trabalha com dois segmentos: é fabricante de brinquedos e organiza festas de aniversário científicas. Eles organizam experiências para o número de participantes da festa durante 90 minutos.

Brinquedos sustentáveis da Science.

O kit de Energia Eólica é um dos brinquedos da Science4you. A criança deve construir um moinho de vento e comprovar a sua capacidade de produzir energia com algumas experiências.

Mais informações nos sites das empresas: Pense Brinquedos, Tuktuk Mamamuk, Science4you.