Para um começo de aulas mais sustentável, alguns cuidados na hora de comprar os produtos já podem fazer uma diferença grande. Antes de ir às compras, veja o que você já tem e que pode ser usado por mais um ano.
Veja as dicas:
1. Utilize o máximo possível de produtos do ano anterior. Mochilas e peças de uniforme podem ser consertados, quando necessário, e reutilizados. Assim, economiza-se também no dinheiro.
2. Use as folhas de cadernos e agendas antigas. Se não for possível usar o caderno inteiro novamente, retire as folhas não usadas. Elas podem ser usadas como bloquinhos de anotação, por exemplo.
3. Opte por produtos com menos embalagens.
4. Quando possível, prefira produtos ecológicos, como cadernos com folhas recicladas.
5. Compre apenas o necessário.
6. Escolha produtos não tóxicos e laváveis, principalmente para crianças menores.
7. Tente comprar os livros de sebos ou de alunos mais velhos. Economiza-se dinheiro, evita que o material fique acumulado sem uso e que mais árvores sejam cortadas.
8. Escolha garrafas de água, lancheiras e embalagens para lanches reutilizáveis e evite o desperdício de guardanapos, embalagens e garrafas plásticas.
Você tem mais alguma dica? Deixe seu comentário!
Vou seguir todas essas dicas e espero que muitos alunos também sigam. Mas estou em duvida quanto a duas coisas, o que ajuda mais o meio ambiente: usar caderno ou fichario? lapiseira ou lápis?
Olá Dayane! Isso depende muito do tempo de utilização dos produtos. Se for por apenas um ano, vale mais a pena comprar o caderno e o lápis, que são recicláveis e têm uma decomposição mais rápida no meio ambiente. Agora, para um uso mais duradouro, certamente produtos reutilizáveis (como lapiseiras e fichários) são ecologicamente mais corretos.