
O WallGreen pode ser expandido para qualquer direção, podendo ocupar paredes inteiras. (Foto: Marketing ThermoGreen)
O muro verde WallGreen é um novo produto no mercado para os interessados em construção e decoração sustentável. Criado a menos de um ano, o produto é feito com resinas plásticas recicladas de alta qualidade com proteção contra os raios U.V., garantindo a longa duração do sistema.
“Além de embelezar qualquer composição, o WallGreen ainda apresenta-se como solução sustentável, pois proporciona diversos benefícios. Ele resfria os ambientes, através da formação de uma barreira térmica com as plantas, diminuindo, dessa forma, o uso de ar condicionado. Em ambientes internos, o jardim melhora a qualidade do ar, absorvendo poluentes, tornando-o mais úmido e saudável. Além disso, cria um isolamento acústico, o que diminui o impacto de ruídos externos, e na área interna, absorve a reverberação reduzindo o efeito do eco”, explica Renato Breuel Gonçalves, empresário e dono da ThermGreen, fabricante do WallGreen.
O WallGreen não exige nenhum tipo de manutenção específica, apenas uma verificação anual do sistema de irrigação e os cuidados tradicionais com as plantas. Para a instalação, basta montar os kits e fixar na parede. As plantas devem ser replantadas em vasos específicos para encaixarem de maneira correta.
O muro verde pode ser expandido tanto na horizontal como na vertical e pode ser aplicado em diversos tipos de parede: alvenaria, concreto, metálica, madeira, drywall e pode ser usado como divisória de ambientes.
Outro produto oferecido pela empresa é o HúmusGreen, produto que transforma lixo orgânico caseiro em húmus, que pode ser usado como adubo em jardins e hortas.
A empresa ThermGreen é de Maringá, interior do Paraná. Para mais informações, visite o site da empresa, em que você pode também acessar um vídeo que mostra o preparo das plantas para instalação do sistema.
Em primeiro lugar parabéns pela site, é maravilhoso, pois foi onde encontrei muitas informações Possuo uma casa na cidade de Redenção/Ce no pé da serra, e gostaria de fazer um muro com treliça e trepadeiras para cobrir toda extensão do muro (20 metro), sem reboco porém todos dia o sol e muito forte no verão, nem se fala. Gostaria de saber qual seria especie mais apropriada para meu caso. Se possível enviar dicas de plantio, poda e conservação. Muito agradecido. Robson Teixeira
Olá João. Conversamos com a paisagista Luciana Brandão e ela passou três dicas: a Primavera, que é uma planta nativa brasileira e não é muito exigente; a Delechampia dioscoreifolia, conhecida como trepadeira borboleta, que tem pequenas flores e pode chegar até 6 metros; e a Ipomoea batatas, que é mais indicada pra as treliças. Em todos os casos, é necessário plantar mais de um pé para alcançar o comprimento de 20 metros do muro. A poda depende da planta que você escolher e do tamanho que quer que a planta alcance. Obrigada pelos elogios!