A Emmeti participou de um projeto premiado com produtos de uso racional de água, tornando-se mais uma alternativa para a construção sustentável. O tubo multicamadas água (quente e fria), a válvula misturadora e a energy box fazem parte do sistema que ajuda a economizar água no dia-a-dia de residências.

Camados do tubo multicamadas: 1. Polietileno Reticulado (PEX); 2. Cola Especial; 3. Alumínio; 4. Cola Especial; 5. PEX. Foto: Divulgação Emmeti Brasil

Para Marcos Pelizzon, diretor comercial da Emmeti Brasil, além de sistemas de armazenamento da água da chuva e reaproveitamento da água de banhos e lavatórios, outros sistemas hidráulicos podem ser usados para economizar água.

“Atualmente já é possível projetar e construir uma casa ou prédio de apartamentos residenciais com produtos que tornam todo o sistema hidráulico (água quente e fria) mais eficiente e isso, consequentemente, gera economia de água. O correto dimensionamento do sistema hidráulico e a escolha por produtos adequados são pontos fundamentais para promover o uso racional da água em uma casa”, comenta.

O Tubo Multicamdas Água é flexível, reduzindo a necessidade de emendas e possíveis vazamentos e a parte externa do tubo, feita de alumínio, tem potencial reciclável. Como as camadas interna (contato com a água) e externa (contato com a alvenaria) do tubo são em Polietileno Reticulado (tipo de plástico de engenharia muito resistente e totalmente atóxico), são uma boa alternativa aos tubos de PVC, que são tóxicos.

Já a Válvula Misturadora é destinada a locais com o sistema de aquecimento central de água (solar ou gás). Ela é instalada na saída do reservatório de água e recebe tento a água quente como a fria, misturando as duas até atingirem a temperatura ideal para o consumo (programada na própria válvula). Assim, a água já chega para o uso na temperatura adequada, evitando o desperdício decorrente da regulagem.

Figura ilustra o funcionamento da válvula misturadora. Foto: Divulgação Emmeti Brasil

Marcos também comenta a economia financeira que pode ser feita com sistemas mais eficientes: “Muitas cidades do País, inclusive, exigem a instalação do sistema de aquecimento solar de água para os chuveiros, a exemplo de São Paulo (novas residências com 4 banheiros ou mais)*, e quanto mais eficiente este sistema for, maior a economia. Assim, quem fizer antes, além de contribuir com o uso racional da água, irá usufruir de um sistema mais eficiente e de sua consequente economia financeira, após recuperar o investimento inicial”.

O sistema hidráulico integrou o projeto vencedor do Prêmio Eco 2010, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), na categoria Uso Racional da Água. O projeto é a Ecasa Brasil, construída em Manguinhos (Serra – ES), pelo arquiteto Augusto Alvarenga. Os produtos Emmeti que fizeram parte do sistema hidráulico são o Tubo Multicamadas Água (quente e fria), conexões e a Válvula Misturadora.