O Food Wasted (Comida Desperdiçada) é um grupo de pessoas que lutam contra o desperdício de alimentos na Inglaterra. Para isso, eles se organizam em grupos para fazerem compras coletivas – evitando que as pessoas comprem muito e tenham que jogar parte fora.

Jogo americano leva estatísticas e gráficos sobre o desperdício de alimentos. (Foto: Food Wasted)

A intenção também era aproveitar as promoções e comprar produtos em maior quantidade por um preço melhor. Assim, as pessoas poderiam dividir os gastos e as compras, levando apenas o necessário para casa.

Tudo começou com Alina Sandu, que criou o projeto para seu mestrado em design. A intenção dela era criar uma maneira para que o design pudesse ajudar as pessoas a serem mais sustentáveis.

“O projeto foi em duas direções – uma série de objetos mostrando os resultados do estudo, como jogos americanos e ecobags, e unir as pessoas nessa causa, de comrpar menos alimentos para desperdiçar menos caso saísse do prazo de validade”, comenta Alina.

Os bottons ajudariam as pessoas a se indentificarem nos mercados. (Foto: Food Wasted)

Num primeiro momento, a ideia de Alina era apenas que as pessoas usassem os botons e se organizassem sozinhas nos mercados para realizar as compras, o que inicialmente não deu certo. “Poucas pessoas tinham coragem para interagir. Quase sempre a compra dava certo, mas parecia desconfortável para a maioria”, explica Alina.

Assim, o próximo passo foi organizar encontros entre as pessoas pelo blog, facilitando a etapa do primeiro contato. Alina comenta que a ação funciona com uma média de cinco pessoas.