O Brasil ganha um representante na Aliança Global para o Turismo Sustentável, projeto liderado pelo governo francês e pela ONU. O escolhido foi Helenio Waddington, fundador da associação de hotéis Roteiros de Charme. A intenção da Aliança é transformar o setor do turismo mundial, adotando políticas bem sucedidas de sustentabilidade e investimentos.

A Aliança tem a participação de 18 países e associações de indústrias, organizações ambientais e sociais. A ideia é transformar a maneira com que o turismo é operado, promovendo a transição do setor para a economia verde.

Helenio Waddington é presidente da associação de hotéis Roteiros de Charme, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1992. Em 1999 foi desenvolvido um código de ética e conduta ambiental.

Veja a entrevista realizada pela Atitude Sustentável com Helenio Waddington:

Atitude Sustentável: Como você acredita que o turismo sustentável pode se desenvolver no Brasil?
Helenio Waddington: A pequena e média hotelaria começam gradativamente a abraçar os princípios de sustentabilidade, atuando tanto no âmbito ambiental quanto social. Ou seja, implementar práticas, quase sempre simples, que minimizem o impacto da atividade turística no seu entorno. O Código de Ética e de Conduta Ambiental da Associação Roteiros de Charme, desenvolvido e implementado por todos os hotéis Associados desde 1999, é um bom exemplo de como começar e em que áreas principais de atuação (www.roteirosdecharme.com.br).

AS: Como irá trabalhar a conscientização, tanto dos turistas como das pessoas envolvidas no setor?
HW: Através de incentivos para seu engajamento e participação, como cursos, treinamento aos profissionais do trade e funcionários do hotel, além de informativos aos hóspedes sobre a temática sócio-ambiental como livretos, guias, e cartilhas. Convidamos, por exemplo, os hóspedes a efetuarem o plantio de espécies arbóreas nativas como neutralização da emissão de carbono durante sua estada em vários de nossos hotéis Associados.

AS: Quais são os lugares do país que mais se destacam para o eco turismo?
HW: O Brasil possui vários destinos privilegiados em termos de cenários, paisagens e diversidade de ecossistemas. Na sua maioria aptos a oferecer uma vivência rica, em harmonia com a natureza, com opções de passeios em trilhas, cavernas, sítios históricos, etc. Seja a lazer ou mesmo como uma extensão de viagem a negócios.

AS: Quais são as principais características desse segmento?
HW: Oferecer oportunidades de viver experiências, integradas ao entorno, vivenciando genuínas expressões de nosso patrimônio ambiental, cultural e histórico.