Tin Cans já estão disponíveis em dois tamanhos: 280 ml e 420 ml.

O PLA Studio, em Taiwan, e á empresa que fabrica as Tin Cans, embalagens biodegradáveis similares à latinhas de alumínio.

PLA significa Poly-Lactic-Acid, nome da substância retirada do amido do milho que é usada para a criação do material, que é semelhante ao plástico.

A Tin Can já está sendo vendida, apesar de ainda não ter sido adotada por nenhuma grande empresa. Outra versão, em que a embalagem será um pouco maior, será lançada em junho de 2011.

O PLA Studio é responsável também pela fabricação de outros produtos feitos com o PLA, como o Eco Cup, que é uma espécie de caneca, o Foodcon, uma embalagem feita para armazenar alimentos, e os talheres Flatware.

Caneca, embalagem para alimentos e talheres: todos feitos de PLA.

Para Kris Tseng, uma das criadoras do projeto, os produtos feitos com o material são grandes aliados do meio ambiente e da sustentabilidade.

“Os produtos protegem o meio ambiente, já que são biodegradádeis e se decompõem em 180 dias. Assim, eles também apresentam uma baixa emissão de carbono. O material não é tóxico e é resistente ao calor, podendo ser inclusive levado para o microondas ou máquinas de lavar. Produtos ecológicos devem ser o futuro para todos nós”, explica Kris.

Mais informações no site da empresa.

Imagem mostra o ciclo proposto para o PLA Studio: o PLA é retirado do milho, virando produtos. Depois de utilizados e descartados, o material volta para a terra, servindo como adubo para a produção de milho.