Selo indica que a produção do filme foi sustentável.

O filme The Off Hours é o primeiro a receber o selo SSF (Sustainable Style Foundation’s). Todos os departamentos da produção fizeram esforços para fazer escolhas socioambientais corretas.

O diretor Megan Griffiths deu cinco dicas principais para uma filmagem sustentável:

Consumo local: usar produtos feitos manualmente e localmente ajuda numa redução considerável da pegada ecológica. Dessa maneira, é possível economizar gastos com gasolina e transporte e ajudar o desenvolvimento da economia global.

Reutilizar itens: grande parte do impacto de grandes produções é o consumo de produtos para o cenário e ambientalização dos filmes, mesmo que sejam similares a de outros filmes. Por isso, comprar roupas e móveis usados pode ser uma grande alternativa – que diminui inclusive o orçamento da obra. No final da produção, as peças podem ser vendidas e até doadas para um novo uso.

Reciclar e Compostar: a produção deve incentivar a cultura de reciclagem e compostagem de todos os resíduos das gravações. Não exige investimento, apenas comprometimento de toda a equipe.

Filmagem digital: filmes são tóxicos e difíceis de reciclar. Por isso, gravar o material em equipamentos digitais e armazenar em hard drives pode ser uma maneira muito mais consciente de cinema.

Evitar uso de embalagens descartáveis: usar canecas e garrafas de água pode ser uma maneira de evitar o desperdício de copos de plástico. Cada pessoa da produção teria a sua própria embalagem, gerando menos lixo.

Sobre o filme
The Off Hours mostra Fracine, uma garçonete cansada de sua vida, que se resume ao restaurante onde trabalha e os clientes ocasionais. Mas quando um banqueiro se torna um cliente regular, Francine começa a ter esperança novamente. Com as mudanças acontecendo gradualmente, a garçonete se lembra que nunca é tarde de mais para se tornar a pessoa que ela sempre quis ser.

Dirigido e escrito por Megan Griffits.

O filme vai participar do Festival de Sundance de 2011 e ainda não tem data prevista para estreia no Brasil.

Mais informações no site oficial do filme.